Pular para o conteúdo

agosto 3, 2011

Com acessos precários às cidades, famílias sofrem efeitos das chuvas

Passados mais de quinze dias após as fortes chuvas que arrasaram parte do Estado, muitas pessoas ainda sentem dificuldade para resgatar sua rotina na região metropolitana de João Pessoa.

A população do município de Cruz do Espírito Santo, por exemplo, continua sofrendo com a falta de acesso às cidades de Bayeux e João Pessoa em função da interdição da ponte da Batalha, na rodovia PB-004. Para sair da cidade em direção ao Litoral, as pessoas arriscam suas vidas em uma travessia de canoa pelo rio Paraíba ou optam por um percurso de 55 km, o que representa um custo alto para o bolso da população.

 

Ponte da Batalha continua interditada e moradores de Cruz do Espírito Santo usam barco para chegar a outras cidades (foto: Francisco França/Jornal da Paraíba)

Além disso, os problemascausados pelas chuvas também são sentidos pelos moradores de Santa Rita e Bayeux. Nessas localidades mais de 20 famílias continuam morando indefinidamente em abrigos, já que suas casas ainda não oferecem segurança.

Reveja os estragos causados pelas chuvas na galeria de fotos

O diretor de operações do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens da Paraíba (DER-PB), Antônio Fleming, juntamente com representantes das comunidades de Santa Rita e de Cruz do Espírito Santo, fizeram vistorias durante toda a tarde de ontem nas principais estradas de acesso, próximas à área interditada.Continue a ler »Com acessos precários às cidades, famílias sofrem efeitos das chuvas

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

JULGAMENTO DE CÁSSIO FICA PARA SETEMBRO

 O Ministro Joaquim Barbosa continua de licença médica e só deve retomar suas atividades no Supremo Tribunal Federal (STF) no mês de setembro. O ministro é o relator do recurso extraordinário do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que espera assumir o mandato de senador. De acordo os assessores do ministro Joaquim Barbosa, enquanto ele não retornar não há como o processo ser analisado pelos ministros do Supremo. Os advogados de Wilson Santiago negam qualquer manobra para retardar o julgamento dos agravos. “Não é intuito nosso procrastinar”, afirmou o advogado Michel Saliba, que atua no processo. Ele disse que os atrasos são decorrentes de outras situações, como o próprio estado de saúde do ministro Joaquim Barbosa.

 FICHAS SUJAS QUEREM RECEBER RETROATIVO

Depois de garantirem o mandato por meio de decisão Judicial, deputados antes barrados pela Lei da Ficha Limpa ou que assumiram em lugar de colegas cassados procuram agora recuperar o dinheiro que teriam perdido no tempo em que ficaram fora da Câmara. Parlamentares desse grupo que tomou posse após o início do novo Congresso em 1.º de fevereiro estão se movimentando para tentar receber salários retroativos ao período compreendido entre a decisão da Justiça e o início efetivo do mandato. Se tais pagamentos se efetivarem quem vai se dar muito bem é Casio Cunha Lima ao assumir sua vaga no Senado, pois receberá toda “bolada” retroativa. Continue a ler »PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

AGORA SIM, TRABALHANDO DE VERDADE : Secretário de saúde responde a Noticias da Terrinha, só faltam agora os Babões da praça.

“O secretario da saude, o competente Dr . Eurivaldo,  tá perdendo a Competência nessa administração,
o que diz, não faz e o que promete não cumpre, isso eu provo. Vai conseguir
municipalizar a saúde e aí neguim se prepare pra sofrer mais ainda”.

Caro Vavá,

Reproduzo com tristeza seu comentário acerca das ações da Secretaria de Saúde do nosso município. Todas as ações que tempestivamente lhe informei foram encaminhadas para as hostes competentes e já estão dando fruto para a melhoria do Sistema de Saúde em nosso município. Vou informar-lhes de forma tranquila, respeitosa e sincera, sem fazer piadas e sem tergiversar com os problemas enfrentados pelo povo ingaense nestes últimos dias por conta da tragédia natural que no assolou. Nossa Secretaria de Saúde, nestes últimos 5 meses que estamos colaborando com o município já realizou inúmeras ações em prol do povo ingaense, as quais, trancrevos algumas: Iniciamos um programa de recuperação de todos os nossos postos de saúde já tendo em fase de conclusão o Posto de Saúde de Pontina para o qual já lhe convido para inauguração até o final deste mês de Agosto. Já começamos arecuperação do posto de Saúde de Chã dos Pereiras com previsão de término em 35 dias. Mobiliamos com equipamentos e materiais permanentes o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS que hoje já atende 406 uuários do SUS. Continue a ler »AGORA SIM, TRABALHANDO DE VERDADE : Secretário de saúde responde a Noticias da Terrinha, só faltam agora os Babões da praça.

PARA QUE O INGAENSE FIQUE FINALMENTE POR DENTRO E UM GOVERNO QUE TRABALHA DE VERDADE, SEGUE ABAIXO O QUE DR VALDEREDO NOS MANDA: Prefeitura do Ingá já está auxiliando moradores atingidos pelas chuvas

Saúde de Ingá vai ser referência para municípios da região

Os investimentos que vem sendo realizados desde 2009 pela Prefeitura
Municipal de Ingá na área da Saúde estão gerando frutos cada vez mais
positivos. O município a partir de agora será referência no atendimento
de baixa e média complexidade para os municípios da região, que engloba
trinta e seis cidades. As informações foram repassadas durante a 3ª
Conferência de Saúde de Ingá, realizada nas últimas quinta e
sexta-feira.

Nos próximos meses a Secretaria de Saúde de Ingá vai implantar 15
projetos que contemplam desde a atenção básica até ao atendimento de
urgência. O primeiro serviço que será ativado para a população será a
base de atendimento do Serviço Ambulatório Médico de Urgência (SAMU).Continue a ler »PARA QUE O INGAENSE FIQUE FINALMENTE POR DENTRO E UM GOVERNO QUE TRABALHA DE VERDADE, SEGUE ABAIXO O QUE DR VALDEREDO NOS MANDA: Prefeitura do Ingá já está auxiliando moradores atingidos pelas chuvas

DR VALDEREDO RESPONDE E AMEAÇA : Solicito a publicação do direito de resposta. Caso não for concedido, tentarei outras esferas para que haja a publicação.

Direito de Resposta II

Inicialmente, eu comparei Chateaubriand ao senhor e não a mim, pelo modus operandi, pela forma que faz “jornalismo”, sem saber o que significa evidentemente, a fim de ampliar a renda salarial denegrindo, levantando falso e tirando todo dia um cabelinho do gestor municipal, como o senhor mesmo frisou. Do ponto de vista jurídico, nós iniciamos um diálogo no sentido de estabelecermos um contrato para fins de divulgação das ações da prefeitura, mas há o impedimento legal, já que o blog não possui CNPJ, portanto não é pessoa jurídica, mas eu, embora não seja ordenador de despesa, consultei o jurídico para saber da possibilidade de contratualizarmos com o senhor, para estabelecermos uma relação institucional, foi quando cogitei a possibilidade de incluir os serviços de divulgação do site no bolo orçamentário previsto para comunicação, a partir da impressão da Folha de Ingá. Até compreendo a sua ira e a sua revolta, mas é fácil perceber o quanto o senhor é despreparado e não entende nada de comunicação. É primordial que a comunicação atenda aos interesses públicos, e no caso da catástrofe que atingiu o Ingá, ela serviu de prova de como a cidade precisa da ação dos poderes públicos. A prefeitura recuperou as estradas vicinais, alojou nas escolas do município os desalojados, garantiu alimentação e juntamente com a sociedade civil organizada e os órgãos estaduais fez doação de donativos, entre outras coisas. A Paraíba e o Brasil, pois estivemos em rede nacional, pode acompanhar o drama e a ação dos órgãos competentes no socorrer das vitimas.

Continue a ler »DR VALDEREDO RESPONDE E AMEAÇA : Solicito a publicação do direito de resposta. Caso não for concedido, tentarei outras esferas para que haja a publicação.