Pular para o conteúdo

abril 8, 2012

HISTÓRIAS DA TERRINHA NO SÉCULO PASSADO (Pelo Professor e pesquisador Marcos Bacalhao)

    HISTÓRIAS DO SÉCULO PASSADO

            Pesquisado pelo Prof.Marcos Bacalháo

 

                        A CASA DA SÁ ANDRADE

 

            A rua Sá Andrade situa-se no centro de João Pessoa, próxima da Maciel Pinheiro, da Barão do Triunfo e da Praça Pedro Américo.É uma casa ampla e tem sua história. Lá, reuniam-se várias pessoas, em geral na hora das refeições, quando são passados em revista todos os problemas do dia-a-dia, a não ser quando há alguma visita, caminhando então a conversa para um tom mais formal.

            Se Flávio Albuquerque, que trabalha no Ingá do Bacamarte como técnico da Diretoria de Produção, estiver em casa, a palestra fica mais animada porque ele sempre traz novas histórias sobre aquela cidade. A começar por Caçula, Doca e Manoel Bacalhau, Zé de Tôtô, que era o cangaceiro oficial, seu João trigueiro e seu Nezinho da Luz, dentre muitos outros. E Flávio, usa novas expressões lá adquiridas, tais como “era chuva que Deus dava”, para enfatizar o fato de que a chuva era muito forte. Então, ele coloca o cigarro no canto da boca e desanda a contar alguns episódios do Ingá, puxando uma cadeira e abrindo as pernas para ficar mais à vontade. E desfia:

 

            — Um homem que eu admiro no Ingá do Bacamarte é o seu Manoel Bacalhau. Ele não dá água a pinto, nem milho a bode, ou seja, não dá bandeira para ninguém.

            No começo de sua dura vida na lavoura, quando era obrigado a trabalhar no eito para sustentar a família, sempre foi correto e honesto, tanto que ganhou a confiança do seu patrão e passou a vender e comprar gado para ele.E comprava também para si. Comprava uma cabeça de garrote fiado aqui, uma novilha ali e vendia a dinheiro mais na frente.

            Depois, passou a tomar dinheiro emprestado a seu Nezinho da Luz, sem juros, e o emprestava a terceiros, com juros. Ou comprava mais gado. Até que a roda da fortuna lhe deu a mão Continue a ler »HISTÓRIAS DA TERRINHA NO SÉCULO PASSADO (Pelo Professor e pesquisador Marcos Bacalhao)

E SALGADO DE SÃO FÉLIX CAVALGOU COM DR JONI PELO CAMPO E PELAS RUAS DA CIDADE (veja Imagens)

Com as presenças dos deputados Ruy Carneiro e José Aldemir, Federal e Estadual respectivamente, Dr Joni,(PSB) o pré candidato a prefeito de Salgado de São Félix com o apoio do Governado Ricardo Coutinho, superlotou da Zona Rural à cidade de Salgado capitaneando uma Cavalgada seguida de uma carreata que contabilizou indiscutivelmente mais de 3.500 pessoas. Uma verdadeira multidão aglomerou-se no patio da fazenda do Dr Joni a espera da cavaleiros que vinham dos sitios vizinhos de onde deram partida até a fazenda do pre candidato a vice, Neto Saraiva, cujo percurso, haja vista a quantidade de participantes, foi percorrido em 2 horas. Dra. Auxiliadora, uma guerreira forte, que representa com fidelidade a mulher brasileira, falou e  depois seguiu a cavalo dando força e apoio total a seu marido.

 Vejam mais fotos  clIck no LEIA O RESTO DA MATERIAContinue a ler »E SALGADO DE SÃO FÉLIX CAVALGOU COM DR JONI PELO CAMPO E PELAS RUAS DA CIDADE (veja Imagens)

DESCONTRAINDO, POR FAVOR….

O sogro

 Um cara vai com a amante para um motel e quando chega vê o carro do sogro lá estacionado.
  Ficou preocupado e tomou cuidado.
 Na saída pensou: – que safado. Vou dar uma sacaneada no meu sogro.
 Fez vários riscos na lataria do carro com a chave e foi embora.
 No dia seguinte foi visitá-lo e encontra-o muito chateado.
   – O que foi meu caro sogro para estar assim? Aconteceu alguma coisa? Porque está tão puto?
 – E não é para estar ? Emprestei ontem o carro a tua mulher e voltou todo
  arranhado ! Não empresto mais !

MARIDO CARINHOSO  Continue a ler »DESCONTRAINDO, POR FAVOR….