Pular para o conteúdo

MORRE WALDEREDO PAIVA

Depois de uma luta de 45 dias na UTI do Hospital da Unimed nesta cidade, vitima de um enfarto quando se encontrava em casa e dois AVCs quando já se encontrava internado, faleceu na data de ontem às 21h Walderedo Paiva dos Santos. Walderedo nos anos 80 seguiu para o Estado de Rondônia contratado para servir no então Território como delegado de polícia, onde de destacou pela sua coragem e acima de tudo liderança, tanto que quando da transformação do Território no mais novo Estado da Federação, Walderedo só com o apoio dos colegas policiais, foi eleito deputado estadual constituinte, sendo de sua autoria diversas leis de alto alcance social. Depois dessa experiência na Assembleia daquele Estado, Walderedo foi nomeado secretário de Interior de Justiça, Pasta que realizou profícuo trabalho, que o credenciou em governos seguintes a assumir por cerca de três vezes a complexa Secretária de Segurança pública, por conta de diversos garimpos de ouro e atuação de traficantes já que aquele Estado faz fronteira com a Bolívia.
Na polícia Além da enorme liderança que exerceu, chegando como delegado a diretor geral da instituição foi um dos responsáveis pela Operação Caça Pistoleiro, cujos marginais vindos de vários estados da Federação por ser a época um Estado novo e rico em minérios, atraia certas figuras que causavam terror naquele Estado. Depois de tal Operação, com a prisão de centenas deles, nunca mais se ouviu falar em tais delinqüentes, agindo ali no novo Estado.
O mais importante, porém de Walderedo, é a verdadeira legião de amigos que conquistou nos seus 76 anos de existência, sempre fazendo o bem e tratando com carinho a todos, mas dando acima de tudo um belo exemplo de homem, pai, esposo e acima de tudo de extraordinário profissional de polícia. Pelo bom exemplo que deu a todos nós que a terra lhe seja leve.

Walderedo teve uma passagem tão importante pela vida, semeando tantas bondades, que Deus o levou exatamente na Semana Santa, mais precisamente do Sabado de Aleluia.A pedido dele, o seu corpo será cremado amanhã segunda-feira e as cinzas serão tranportadas para Rondônia e jogadas no Rio Madeira que atravessa a cidade de Porto Velho, estado pelo qual o mesmo nutria verdadeira adoração. Vá em paz velho companheiro.

 

PEDRO MARINHO