Pular para o conteúdo

dezembro 25, 2010

MARCOS TAVARES EM ( O Natal e a Historia)

NATAL E A HISTÓRIA

Nem sempre ciência e religião caminham juntas e a história coloca dúvidas sobre datas e acontecimentos que já estão arraigados na alma popular mesmo que não sejam verdadeiros. O Natal é uma delas. Segundo a maioria dos pesquisadores, Cristo não teria nascido num dia 25 de dezembro, eles reforçam essa afirmação com o clima da Galiléia que neste tempo é de frio intenso e nevascas, o que não permitiria pastores vagando pelo campo como mostra a lenda. Igualmente eles apregoam que houve a adaptação de uma tradição pagã, a do Solstício do Inverno para que cristão e não cristão tivessem uma data em comum.
O Natal é comemorado desde 330 d.C. em Roma, mas acontecia no dia 7 de janeiro, pois o calendário gregoriano ainda não estava em uso. Ele foi trazido para dezembro para coincidir com o festival de Saturno, uma tradicional festa romana que celebrava as colheitas e assim paganismo e cristianismo juntaram-se numa mesma data. Segundo a história, Cristo teria nascido no segundo ano de reinado de Herodes, o Grande, que mandou executar todos os primogênitos para evitar a ameaça de uma profecia que pregava o nascimento do Rei dos Judeus naquela época.
José e Maria se dirigiam a Belém em obediência a um edito imperial de Otávio Cesar Augusto que havia ordenado um recenseamento em todo o Império Romano e suas províncias como era a Galiléia na época. Assim todos os cidadãos sob o domínio romano tinham de retornar à sua cidade de origem para o recenseamento, o que apanhou Maria em adiantado estado de gravidez. Roma era muito organizada nas questões administrativas, até porque impostos e tributos se cobravam sobre o número de pessoas e isso interessava pessoalmente ao imperador.

Continue a ler »MARCOS TAVARES EM ( O Natal e a Historia)