Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MARCOS TAVARES EM ( O Natal e a Historia)

NATAL E A HISTÓRIA

Nem sempre ciência e religião caminham juntas e a história coloca dúvidas sobre datas e acontecimentos que já estão arraigados na alma popular mesmo que não sejam verdadeiros. O Natal é uma delas. Segundo a maioria dos pesquisadores, Cristo não teria nascido num dia 25 de dezembro, eles reforçam essa afirmação com o clima da Galiléia que neste tempo é de frio intenso e nevascas, o que não permitiria pastores vagando pelo campo como mostra a lenda. Igualmente eles apregoam que houve a adaptação de uma tradição pagã, a do Solstício do Inverno para que cristão e não cristão tivessem uma data em comum.
O Natal é comemorado desde 330 d.C. em Roma, mas acontecia no dia 7 de janeiro, pois o calendário gregoriano ainda não estava em uso. Ele foi trazido para dezembro para coincidir com o festival de Saturno, uma tradicional festa romana que celebrava as colheitas e assim paganismo e cristianismo juntaram-se numa mesma data. Segundo a história, Cristo teria nascido no segundo ano de reinado de Herodes, o Grande, que mandou executar todos os primogênitos para evitar a ameaça de uma profecia que pregava o nascimento do Rei dos Judeus naquela época.
José e Maria se dirigiam a Belém em obediência a um edito imperial de Otávio Cesar Augusto que havia ordenado um recenseamento em todo o Império Romano e suas províncias como era a Galiléia na época. Assim todos os cidadãos sob o domínio romano tinham de retornar à sua cidade de origem para o recenseamento, o que apanhou Maria em adiantado estado de gravidez. Roma era muito organizada nas questões administrativas, até porque impostos e tributos se cobravam sobre o número de pessoas e isso interessava pessoalmente ao imperador.


Estranhamente a tradição do pinheiro vem dos tempos luteranos. Conta-se que o monge reformista havia visto a luz da Lua brilhar sobre os ramos de pinheiros e transportado um para sua casa que foi iluminado com velas. Assim teria nascido a tradição da árvores de Natal tão caras a todos os povos, mesmo aos que como nós vivemos nos trópicos, longe de pinheiros e neve.

Nascimento
Segundo a pesquisa histórica, se Jesus nasceu sob o reinado de Herodes, o fato aconteceu 6 anos antes da chamada Era Cristã.
Os registros romanos e do historiador judeu Josefo não deixam dúvidas quanto à data de coroação e morte de Herodes e assim para um fato se encaixar com o outro, o Natal tem de mudar de ano.
Herodes teria acreditado na profecia e mandado matar os primogênitos.

Tempo
Segundo o Evangelho de Lucas, os pastores vigiavam as ovelhas no campo quando avistaram a estrela que anunciava o nascimento de Jesus.
Por questões climáticas, os rebanhos somente iam ao campo de março a início de novembro, pois em dezembro a forte nevasca impediria os pastores de vigiar seu rebanho.
A acreditar nas informações meteorológicas, dezembro deixa, pois, de ser o mês do nascimento de Cristo

Visita

Os chamados reis Magos poderiam ser na realidade sacerdotes da religião Zoroástica que faziam previsões sobre o futuro.
Eles também acreditavam na vinda de um Messias que iria redimir o mundo.

Noel
A lenda de Papai Noel baseia-se em São Nicolau, bispo que dava presentes às crianças. Foi levada por imigrantes alemães até os Estados Unidos.
Em 1931, a Coca-Cola criou a figura de Papai Noel como conhecemos, de roupa vermelha, gorro e um sorriso bem humorado e ela tomou o mundo de assalto.

Figuras
Segundo a tradição, o primeiro presépio teria sido montado por São Francisco, na Itália.
Com a maioria analfabeta da Idade Média, era comum que a religião fosse encenada através de autos e quadros vivos para melhor entendimento do povo.

Festa
Apesar de ser uma comemoração religiosa, o Natal também é festejado em países onde a maioria não é cristã.
Japão e até mesmo China aderem a essa festa internacional mesmo sem os motivos religiosos.

Simbologia
O ramo de azevinho já era usado pelos romanos como símbolo e desejo de boa sorte.
Na forma de grinalda e enfeitado por laços, ele se tornou uma decoração típica do Natal.

Consumo
Como não poderia deixar de ser, foram os americanos que começaram o hábito de ofertar presentes no Natal.
Hoje, a data é um dos maiores esteios de venda de todo o comércio mundial e movimenta milhões de dólares.

Brasilidade
Monteiro Lobato e Joraci Camargo tentaram criar personagens brasileiros para substituir o Papai Noel, mas o apelo comercial vindo de fora foi mais rico.
Hoje ninguém tenta mais destronar Noel da sua condição de rei mundial do Natal.

Pastoril
Com origem nos autos religiosos da península Ibérica o Pastoril assumiu um caráter mais festivo e profano no Brasil.
Mário de Andrade também o liga às antigas lutas contra os mouros, representadas através dos cordões encarnado e azul.

1 -Descida – Na Europa Papai Noel desce pela chaminé. Aqui ele entra pelo cano.

2 – Legal – A Lei é igual para todos, mas nem todos são iguais para a Lei.

3 – Garrafada – A verdade está no vinho. Mas não no fundo da garrafa.