Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Salgado de São Félix constrói portal turístico ao lado de prédio histórico prestes a desabar

Salgado de São Félix constrói portal turístico ao lado de prédio histórico prestes a desabar

A Prefeitura de Salgado de São Félix vem investindo na construção de um “portal turístico” (foto ao lado) na entrada da cidade, a poucos metros do solar dos Maroja, casarão histórico que foi sede da Fazenda Modelo, origem da cidade.    

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba informou que está em processo de tombamento o solar da família Maroja, em Salgado de São Félix. Os recursos para a reforma do prédio, entretanto, não estão garantidos pelo tesouro nacional e nem na Lei de Diretrizes Orçamentárias do município para salvar o prédio, em processo quase irreversível de degradação.

O casarão foi um “pomposo palácio” erguido na Fazenda Modelo, que deu origem à cidade, compreendendo as propriedades Alagamar, Campos, Amazonas e São José. Nessas fazendas plantava-se o algodão e se praticava a criação de gado vacum. Na época, Odilon Maroja, o proprietário, fazia melhoramentos genéticos em búfalos e outras raças como a famosa vaca leiteira “Hollandeza”. Na fazenda ainda imperava o “Caracu”, primeiro boi trazido para o Brasil, de origem portuguesa, bom de carne, de trabalho e de leite. 

1 comentário em “Salgado de São Félix constrói portal turístico ao lado de prédio histórico prestes a desabar”

  1. Pelo menos esse está com o São Viagra, apresenta-se reto ou ereto, o que não comparando-o ao inclinado mais pra Torre Lula’s Pizza na entrada do Ingá. Fiz uma comparação, só não sei especificamente qual a relação se de requisitos inapropriados em relação ao Casarão dos Marojas.

Não é possível comentar.