Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PARAÍBA Todos os Cantos (Teresa Duarte)

 

BREJO DAS FREIRAS

Aos amantes da natureza a região do brejo é o local ideal para desfrutar nos municípios de restaurantes e diversos locais em perfeito contato com a natureza, além do clima agradável. Uma excelente opção são os banhos em belíssimas cachoeiras situadas entre exuberantes vegetações, águas cristalinas e cascatas que proporcionam lazer e muita aventura. Essas cachoeiras podem ser visitadas durante todo o ano, pois sempre tem água, porém, é no período do inverno que elas estão com maior volume, enquanto que entre os meses de setembro até maio a água é muito pouca, mas dá para tomar banho. As cachoeiras mais visitadas estão localizadas nos municípios de Areia, Pilões, Bananeiras e Pirpirituba, que são a do Rocandor, Ouricurir e a da Manga.

 

Pesquisa

João Pessoa (PB) e Maceió (AL) são as duas únicas capitais do Brasil que estão no Top 10 entre os destinos mais procurados para voos e hospedagem pelos brasileiros para aproveitar o feriado de 12 de outubro (Nossa Senhora de Aparecida), conforme dados divulgados pelo KAYAK. A pesquisa foi feita no dia 05 de outubro. Foram consideradas buscas feitas entre agosto e setembro, para viagens de 08 a 13/ de outubro deste ano. As capitais e as praias são os destinos mais procurados. Este ano, a data cairá na próxima segunda-feira, o que faz aumentar a procura por viagens para aproveitar o fim de semana prolongado. De acordo com dados do KAYAK, um dos principais metabuscadores de viagem do mundo, as cidades mais pesquisadas pelos turistas brasileiros para voos são as do Nordeste, com sete indicações no Top 10, sendo quatro delas entre as primeiras.

Areia (Foto Teresa Duarte)

O município de Areia, na região do brejo, vai ganhar um novo produto turístico que será inaugurado no próximo dia 16. Trata-se do Sitio Casa de Vó que é o novo produto turístico da Comunidade Chã de Jardim. Os ingressos no valor de 10,00 para a abertura já estão à venda com direito ao café da manhã, pacotes para quem quiser se hospedar no Hotel de Barraca, Chalé para Casal e o Chalé para Quatro Pessoas. A programação de abertura será iniciada com uma visita para conhecer as instalações do Sitio Casa de Vó, seguida do café no sítio ao som de voz e violão da Rejane Ribeiro, encerrando a programação com a inauguração oficial do novo produto turístico. Reservas (83) 99810-2177 .

 

Investe Turismo

O Ministério do Turismo tem buscado auxiliar na transformação digital dos municípios que integram as 30 rotas estratégicas do Programa Investe Turismo. Para isso, está iniciando um mapeamento inédito que será desenvolvido para verificar a disponibilidade de internet pública gratuita (Wi-Fi) em atrativos das 158 cidades contempladas pelo Programa Investe Turismo, voltado à estruturação e à promoção dos roteiros. O Ministério do Turismo elencou 30 Rotas por Macrorregião, das quais 4 no Centro-Oeste; 7 no Norte; 10 no Nordeste; 5 no Sudeste e 4 no Sul. Na Paraíba, serão contempladas três cidades: João Pessoa (Costa das Piscinas), Conde (Costas das Piscinas) e Cabedelo (Costas das Piscinas).

Baia da Traição (Foto: Teresa Duarte)

Um dos lugares considerados sagrado pela população da Baia da Traição é o Rio do Gozo. Água limpas e cristalinas com uma vegetação exuberante, ele é a nascente do Rio Sinimbu, que deságua em diversas localidades do município proporcionando banhos em diversos pontos do município. È tudo muito pitoresco e muito bem preservado por moradores da Aldeia Tracoeira, onde residem 50 famílias indígenas fazendo um total de 200 pessoas. Para ter acesso ao Rio do Gozo basta à pessoa pagar uma taxa simbólica de R$ 2,00. Tem uma área que é reservada para as pessoas que queiram fazer churrasco e, na parte que fica em torno do rio existem mesas onde as famílias se reúnem para fazer refeições. Caso a pessoa não leve alimentos, os moradores da comunidade vendem ensopados de diversos cretáceos, peixes, entre outros itens da culinária local

Teresa Duarte [email protected]

1 comentário em “PARAÍBA Todos os Cantos (Teresa Duarte)”

  1. Muito bom meu compadre Vavá, mostrar aoa turistas e informar a quem ainda não conhece, abraços e fique com Deus, parabéns.

Não é possível comentar.