Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NÓS FOMOS A PILAR , VENHA VOCÊ TAMBÉM

Hoje nos reunimos, nós pertencentes ao fórum do Turismo do Vale do Paraíba em Ingá, e fomos com nossos esforços e recursos passar o dia em Pilar pb em retribuição  a uma visita que aquele querido povo que representa a cultura e o turismo daquela rica terra havia nos feito.

Já sabia, apenas fui comprovar como andava a terra de Ze Lins do Rego com relação a sua memória, e a sua historia como um todo.

Constatamos como já sabíamos que Pilar é Rico, rico em História, rico em cultura, rico em seu solo, rico em gastronomia , rico em belezas naturais, enfim, rico na expressão da palavra.

 

Em lá chegando recebidos por Josélia Neri, condutora e empreendedora  que nos ciceroneou em um breve tour pela cidade.

Visitamos a Igreja Matriz por fora pois o Padre estava viajando e e Sacristão de folga não abre nem pra Jesus se voltasse a terrinha. Bem diferente do nosso Pároco, o Padre Mario que interage com a Cultura e o Turismo de Inga de forma expressiva, inclusive nos sermões. Gentem ! Cultura e Turismo de um local tem que andar de mãos dadas com executivo, legislativo, Ministério Publico, Judiciário empresários e Eclesiástico. Senão capenga.

E aqui é o mirante do alto da Conceição um dos mais belos visuais da cidade, lindo e um pouco abandonado, lixo, mato,  pintura, tudo sem muita atenção.O Padre ta viajando.

E dando continuidade ao nosso turismo religioso fomos visitar a igreja de Santo Antonio, o casamenteiro, construida por um cidadão do mesmo nome e mantida por ele e fiéis do bairro. Muito bonita e bem conservada.  Viuvas, separadas, solteiras do grupo se derramaram e orações. só não sei pra que.

Aqui é uma oficina/loja de um exímio artesão de artes Sacras. Tudo encantador.Fica no centro da cidade.

 

Logo após, fomos visitar o Casarão do Engenho Corredor onde nasceu o imortal José Lins do Rego.

Os proprietários, por sinal meus amigos, Joaquim e Alba, não permitem que fotografem o interior do casarão o que é uma medida mais que correta, e cobra uma taxa de mais ou menos 15,00 per capita, o que é mais correto ainda, pois trata-se de uma propriedade particular, outrora esquecida por gregos e troianos e que eles investiram do próprio bolso para sua revitalização.

Mas, que ficou uma beleza ficou, moveis centenários, fotos, louças, dependências de 09 aposentos, tudo como era antes. Relíquias de uma Historia recente que a memoria das OTORIDADES não tem o orgulho de preservar, mais por ignorância do que por outra coisa.

Soube que os alunos do municipio não visitavam o Casarão de Corredor haja vista terem que pagar,  e realmente a quantia é salgada para alunos de escola publica municipal. E aí eu tomo a liberdade de sugerir ao meu Amigo Benício, atual prefeito, e gente do meu maior agrado, que procure fazer um convênio, destinar uma verba e ou mesmo pagar em moeda corrente quando das visitações dos alinos do seu Municipio. O que não pode e não DEVE é que os Discentes tão perto da historia fiquem tão longe dela sem conhecer sua própria história.

E para alegria de todos e felicidade geral do grupão, aterrisamos no famoso MEU QUINTAL,  um lugar rico de simplicidade, de sorrisos e de boa vontade que a Ivania Miranda, essa Vava da Luz de saia, recebe os amigos e clientes para saborear sua culinária caseira de inigualável sabor..

O grupo do Ingá foi coordenado pelo Capitão Jackson

1 comentário em “NÓS FOMOS A PILAR , VENHA VOCÊ TAMBÉM”

  1. Sr. Vavá… “Gostei do Vavá de saias” kkkkkkkkkk. Obrigado de coração por essa visita maravilhosa de todos filhos das Itacoatiaras do Ingá, a Cidade do PILAR e ao meu simples recanto Meu Quintal. Foi radiante a satisfação de recebê-los.

Não é possível comentar.