O Congresso Nacional aprovou o uso de verbas pelo Turismo com recursos da Lei Rouanet. Com isso, o setor deve ganhar um novo impulso em 2017. O PL do deputado Otávio Leite aguarda apenas a sanção presidencial, o que deve acontecer até o final do ano.
“Num momento de grave crise econômica estamos falando de uma entidade que libera anualmente mais de R$ 1,4 bilhão em projetos culturais e que agora podem estar vinculados a atividades e eventos turísticos. Essa proposta é uma espécie de união do útil com o agradável. Na prática, vai viabilizar uma sensível melhora na presença do Brasil em feiras e certames internacionais mediante a participação de expressões culturais nossas, gerando oportunidade de trabalho para artistas, agora com o financiamento direto pela Lei Rouanet. Podendo também ser utilizada dentro do Brasil”, defendeu o parlamentar.
De autoria do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), o texto determina que essas ações deverão promover destinos e produtos turísticos brasileiros com o objetivo de estimular a vinda de turistas e de eventos ao país. Elas contarão com os recursos da iniciativa privada e de pessoas físicas se o projeto for aprovado pelo Ministério do Turismo e considerado apto a receber o dinheiro, que, conforme as regras da lei, poderá ser deduzido, posteriormente, no cálculo do imposto de renda. Essas apresentações poderão ser realizadas tanto no Brasil, quanto no exterior.
As apresentações artísticas e culturais em apoio à promoção de destinos e produtos turísticos brasileiros poderão ser beneficiadas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 177/2015 permite que ações executadas no Brasil e no exterior para atrair turistas e eventos para o país recebam os incentivos da Lei Rouanet (Lei 8.313/1991), que instituiu o Pronac.
Mais do que natural , turismo também é cultura. Investir em atividades de eventos culturais é melhor do que encher bolso de uns bacanas.
Não é possível comentar.