Especialista em sexualidade e colunista do iG Delas, Cátia Damasceno dá dicas de como melhorar o relacionamento e acabar com o tédio

Depois da fase inicial de um namoro , cheia de tesão, desejo e novidades, é comum que a rotina de um casal torne o relacionamento “morno”. É o que explica Cátia Damasceno, especialista em sexualidade , colunista do Delas e criadora do programa “Mulheres Bem Resolvidas”.

Explorar novas regiões, apostar em brinquedos eróticos e conversar muito são dicas para melhorar o relacionamento
shutterstock

Explorar novas regiões, apostar em brinquedos eróticos e conversar muito são dicas para melhorar o relacionamento

Acabar com o tédio  pode ser fácil, desde que se tenha vontade. Cátia explica que a rotina, de uma forma geral, pode ser boa, desde que o relacionamento não se torne aborrecido. “Quando falo em sair da rotina, estou falando tanto de passeios e conversas quanto de questões relacionadas ao sexo. O segredo é um equilíbrio entre rotina e aqueles momentos de inovação”.

Confira a lita de 5 coisas que podem agitar a vida do casal:

1.  Explorar partes do corpo

“Ninguém merece aquele sexo ‘papai e mamãe’ uma vez por semana”, brinca a especialista. Inicialmente, Cátia conta que apenas explorar o corpo do parceiro, brincando com as zonas erógenas e voltando à potência do beijo bem dado, já é um ponto de partida para sair da rotina.

2. Assistir a filmes picantes

Além de proporcionarem ideias, posições e fantasias, os filmes são um ótimo estímulo visual externo para acender ideias no casal. “Aproveite a sessão de filme para abrir aquele vinho e deixar a noite rolar”, sugere, destacando que cabe ao casal escolher o que combina com os dois. “Tem casal que já vai direto para o filme pornô, mas quem não curte sexo explícito pode escolher aqueles dramas ou romances que tenham cenas mais quentes”, sugere.

3. Usar brinquedos, jogos e fantasias

Defensora das oportunidades que os sex shops oferecem, Cátia sugere o uso de brinquedos ou fantasias, conforme a preferência do casal. “Vibradores, plugs anais e algemas dão um tempero diferente à relação, mas se isso ainda te assusta, você pode aproveitar aquelas fantasias de policial ou bombeiro para encenar uma brincadeira”, recomenda.

4. Apostar em lingeries e perfumes

Cátia Damasceno também conta que apostar em calcinhas e sutiãs mais sensuais pode reacender a chama do casal e fazer sair da mesmice. “Uma negligé, uma cinta-liga ou um fio dental podem ajudar bastante a soltar a imaginação”, indica. Mesmo assim, a especialista também sugere o esforço dos homens. “Ele também pode usar uma cueca nova, né?”

5. Conversar

Por fim, Cátia destaca que, na hora de sair da rotina e da mesmice, nada adianta se o casal não conversar. “Antes de tudo, é preciso que haja amizade entre os dois”, indica. “Conversem sobre o período que vocês estão passando, e se for o caso de uma crise sexual ou no relacionamento como um todo, pode ser o caso de pedir ajuda a um especialista”, conta, reforçando a importância de vencer o preconceito contra as terapias para casais.