Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

VAVA DA LUZ E OS SEUS SONHOS DE MENINO VELHO

pavi1

Dizem que quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.É muito fácil é sonhar todas as noites, difícil é lutar por um sonho. Não se preocupe com a distância entre seus sonhos e a realidade. Se você pode sonhá-los você pode realizá-los.

Pensando assim é que eu Walter Mario Góis da Luz (Vavá da Luz) logo que assumi a Secretaria de Turismo do Município de Ingá, de minha terra, sonhei em ver quatro coisas implantadas que viriam a arregimentar , a alavancar o Turismo de Ingá.

Primeiro, sendo as Itacoatiaras de Ingá o seu maior patrimônio histórico, o mais relevante em termos de cultura e turismo, o painel rupestre mais visitado do Brasil estatisticamente comprovado, sonhei em reformar aquele prédio que ali é encrustado e se encontrava em péssimo estado de conservação.

Daí então, como diz a musica, eu comecei a cometer loucuras, nos sonhos muitos pesadelos, na vida real, denuncias, entrevistas a redes de Tvs, rádios, blogs etc…, todas chamando a atenção para o abandono em que se encontrava.

E foram muitas idas e vindas a capital, audiências, chás de cadeiras, negativas, promessas, por finalmente bater a porta de minha amiga e amiga de ingá Alessandra Lontra, que por sua vez levou-nos ao quase conterrâneo Ivan Burity e abraçaram a causa realizando então meu primeiro grande sonho, fazendo com que o Governador Ricardo Coutinho, com recursos próprios do estado, ordenasse sua revitalização, se encontrando hoje o prédio das ITAS digno de receber quaisquer autoridade.

pavi2

Segundo, sonhei em construir fora do parque uma cobertura, tipo pavilhão,onde pudéssemos fazer nossas festinhas, nossos forrós, abrigados do relento, do sol e da chuva, sem precisarmos de incomodar ninguém, do publico ao privado. E eis que o Secretario da Infra Estrutura DEM com o apoio do Prefeito Manoel da Lenha realizaram meu sonho e construíram um Pavilhão já batizado por mim como o PAVILHÃO DO FORRÓ, apesar de lá iremos fazer serestas, rodas de samba e algumas coisita mais.

Escadaria que nos levará ao Cruzeiro
Escadaria que nos levará ao Cruzeiro

O Terceiro sonho foi a ESCADARIA DO CRUZEIRO , que no momento, estamos substituindo por 31 instrumentos novos para incorporar a outro grande e relevante patrimônio histórico da cidade que é a BANDA 31 DE MARÇO. Estamos elaborando um projeto com histórico da Banda detalhadamente, que enviaremos ao Ministério da Cultura aonde já somos cadastrados, na certeza de que nossas suplicas serão atendidas.

trem6

O quarto sonho é a volta do trem, não como o trem de Galante, mas sim como O TREM DAS ITACOATIARAS, projeto esse do nosso amigo e quase conterrâneo Ivan Burity. Nesse eu tenho muita fé,pois se o prefeito de campina em apenas alguns dias conseguiu repor trilhos até galante, por que o Governo do Estado não o faz INTE ingá já que é bem pertinho ?

trem

Para isso ja se foi contactado o Empresario responsável que aqui  esteve e adorou o roteiro, agora FARTA nós continuarmos a peregrinação com a ajuda essencial e indispensável de Dra Alessandra Lontra e o Dr Ivan Burity, idealizador do projeto. Vamos que vamos

trem5

Bom, como viram, dois sonhos hoje são realidades e os outros dois ainda rebolaremos no travesseiro, mas nunca desistiremos, o problema é que o sonho privado é diferente do sonho publico que é bem mais demorado.

Vejam bem : Se um sonho cair e se quebrar em mil partes, não tenha medo de pegar uma delas e começar novamente

vavadaluz

8 comentários em “VAVA DA LUZ E OS SEUS SONHOS DE MENINO VELHO”

  1. VALDEIR MORAIS - CG

    ESSE AÍ É O VAVÁ
    CRIADO COM LEITE E CUSCUZ
    CATÓLICO E CACHACEIRO
    QUE AINDA REPRODUZ
    NO MUNICÍPIO DE LÁ
    NO REDUTO DO INGÁ
    O GRANDE VAVÁ DA LUZ

  2. VALDEIR MORAIS - CG

    MANSO IGUAL A UM CORDEIRO
    ELEGANTE FEITO ARARA
    GUARDANDO AS TRADIÇÕES
    DE SUA CULTURA RARA
    EU ALÍ E VÍ UM SEGREDO
    FOI AS LETRAS NO LAJEIRO
    DAS PEDRAS ITACOATIARAS

  3. VALDEIR MORAIS - CG

    LÁ NAS TERRAS DO INGÁ
    VAVÁ CUMPRE SUA SINA
    O DESTINO LHE RESERVA
    VIVER EM TERRA DE BOM CLIMA
    E É UM BOM CAMARADA
    QUE COME COBRA TORRADA
    SE DÉ BOBEIRA SENTA EM CIMA

  4. Parabens seu vava .suas obras ficaram marcadas na historia cultural de inga.!
    Que Deus continue te abençoando grandemente sua vida .!

  5. Grata, Vavá pela citação do meu nome e do Secretário Executivo do Turismo do Estado, Ivan Burity. O sonho do “Trem das Itacoatiaras” ainda estamos na labuta por conseguir realizá-lo. Como você bem sabe, se dependesse apenas da nossa vontade, ele já estaria “rodando” por aí. Mas como sou uma pessoa muito otimista, não desisto NUNCA, vamos continuar tentando e contamos com sua valorosa ajuda, como sempre. #estamosjuntos

Não é possível comentar.