Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TIRA OU JA QUE TA DENTRO, DEIXE :Comentaristas políticos apontam pontos polêmicos do julgamento da chapa Dilma/Temer

 

Nessa quarta (07) comentaristas políticos comentaram o polêmico julgamento da chapa Dilma/Temer que pode resultar no fim do mandato de Michel Temer.

Ricardo Sérvulo, especialista em direito processual,  diz que o presidente Michel Temer só sai do cargo se renunciar, mas não vê desprendimento do poder e amor à pátria por parte dele que mobilizem para que isso aconteça.

José Artigas, cientista político,  já acredita que analisando o cgeenário, o presidente não deve deixar o poder, mas não acredita na sua cassação, pois vários recursos legais serão mobilizados para empurrar o processo de forma que perca sua necessidade.

Gilvan Freire, comentarista político, acredita que os dias do presidente à frente do país estão contados e que a qualquer momento irá cair.

Gilmar Mendes X Herman Benjamin

O embate entre o ministro paraibano Herman Benjamim e Gilmar Mendes chamou a atenção dos comentaristas que pontuaram os posicionamentos dos dois magistrados no julgamento da chapa Dilma/Temer

Gilvan Freire diz que o embate entre os dois foi um espetáculo à parte: “Gilmar Mendes não é essencialmente um juiz, não tendo sobriedade, contrariando as regras da magistraturas, é um ativista político travestido de juiz”. Gilvan ainda diz que Benjamim é representativo da repulsa popular que há em relação aos políticos atualmente. Gilvan diz que a postura correta de Herman, o coloca destacado num meio em que nem todos são sérios.

Ricardo destaca que os comentários de Gilmar o colocam em posição de desacordo com as regras da magistratura, pois o processo poderá cair no colo dele e o ministro já se colocou diversas vezes de maneira até defensiva no que diz respeito a posicionamento político.

Já Artigas analisa que Gilmar está aproveitando o momento para abrir precedentes em vários julgamento contra políticos. Essa intenção é reforçada pelas críticas recorrentes que o ministro tem feito à Operação Lava Jato, o uso abusivo das delações. Ele foca que o processo também coloca em discussão da legalização de uma escuta que foi vazada ilegalmente.

Tribunal dividido

Sérvulo diz que o voto de minerva pertencerá ao ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que até o momento não deu mostras de sua preferência. Ele ainda avalia que a  mídia está prudente em relação ao desfecho do processo: “Amanhã tudo pode acontecer”.

Gilvan, apela para seus “dons premonitórios” e diz que provavelmente o presidente será cassado por quatro votos a 3, tendo o voto de Tarcísio como fator de desempate.

Artigas diz que conhecendo as instituições, Gilmar Mendes já aposta que a decisão do supremo seja favorável ao presidente Temer e deverá jogar para o Congresso a decisão acerca do presidente.

1 comentário em “TIRA OU JA QUE TA DENTRO, DEIXE :Comentaristas políticos apontam pontos polêmicos do julgamento da chapa Dilma/Temer”

Não é possível comentar.