Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Pau de galinheiro (Marcos Pires )

 Marcos Pires

Mas será o Benedito? Toda vez que alguém é indicado para um cargo público de relevância aparece um escândalo logo em seguida. Será que o serviço secreto brasileiro só descobre essas coisas depois que a imprensa publica? Ou será que esses jornalistas investigativos trabalham pro serviço secreto?

O tanto de coisas escondidas que a imprensa descobre é demais. Se bem que isso de investigar e descobrir é o de menos. Minha mãe já dizia que nenhum comerciante aguenta mais de trinta dias de fiscalização. Dou por menos; qual o marido, mesmo aqueles ferrolhos de igreja, que aguenta a esposa cutucando seu celular uma manhã inteira? Pode até nem descobrir amante, mas com certeza vai chegar no aplicativo do banco e descobrir o saldo da conta e as aplicações financeiras que ele tem.

Uma maneira antiga de derrubar poderosos eram os dossiês. Antônio Carlos Magalhães, que Deus o tenha (se é que ele está por lá) inventou um tal dossiê contra seu inimigo político Jutahy Magalhães, que era Ministro à época. ACM fez um escarcéu sobre o assunto e, todo pimpão, foi ao Presidente da República que sabidamente convocara a imprensa para receber os documentos. ACM esperava uma audiência particular para impor sua maldade. Revelado o dossiê, provou-se que eram apenas recortes de jornal. Daquela vez não colou.

Aqui mesmo na Paraíba houve recentemente a conjectura de nomeação de um deputado federal para um Ministério. Em 24 horas até Ciro Gomes abalou-se do Ceará para flechar o pobre coitado.

Nem sempre as denúncias contra os poderosos precisam ser verdadeiras, basta que impactem o imaginário popular.

Na Inglaterra ficou celebre a acusação de que um primeiro ministro havia feito sexo com um porco. Aqui no Brasil tivemos muitos casos assim.

Com as eleições se aproximando a mídia e principalmente as redes sociais vão ser ocupadas por denúncias contra políticos. De minha parte, mesmo não votando em ninguém, adoro essa época. É que os adversários fazem acusações mutuas de fatos que o povo desconhecia. Um diz que o outro é ladrão e o outro devolve a acusação. Com certeza os dois terão razão, porque ambos roubaram.

Seremos governados por ladrões, mas pelo menos fomos avisados antes por eles mesmos, né?

1 comentário em “Pau de galinheiro (Marcos Pires )”

Não é possível comentar.