Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Parabéns Mogeiro: 56 anos de Emancipação Política.

Parabéns Mogeiro: 56 anos de Emancipação Política.

Hoje, quero externar toda minha alegria por mais um ano de história da minha amada terra natal. Neste dia tão especial em que celebramos os 56 anos dessa cidade bela e acolhedora, congratulo-me com todos os mogeirenses, os que fizeram e os que fazem parte das vitórias e conquistas, ao mesmo tempo em que agradeço imensamente a Deus e ao povo por ter feito parte dessa história.

Antonio Ferreira 
ex-prefeito de Mogeiro.
MOGEIRO é um município brasileiro localizado na microrregião de Itabaiana, estado da Paraíba. Sua população em 2016 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 13.300 habitantes, distribuídos em 214 km² de área. O município integra a Região Metropolitana de Itabaiana, criada em 2013, pela Lei Complementar Estadual nº 118, para incentivar o desenvolvimento dos municípios da região nas áreas de educação, cultura, saúde e de demais interesses comuns. 
História política
Com a emancipação do município, o primeiro prefeito nomeado como interventor foi Diomendes Martins da Silva. Na primeira eleição para prefeito, em 1962, foi eleito o Sr. José Benedito da Silveira. José Silveira, como era conhecido. A antecipação de sua posse, antes de expirar o prazo fixado pela Justiça Eleitoral para o prefeito em exercício, Diomendes Martins da Silva, deixar o cargo, constituía-se numa atitude arbitrária, mas ainda sim ele insistiu. Colocou uma mesa numa sala anexa a uma casa residencial, convocou seus vereadores, improvisou uma seção e empossou-se no cargo. Daí em diante, houve ameaças e descomposturas, culminando no seu assassinato em 7 de novembro de 1962. Do ponto de vista político José Silveira é lembrado até hoje e considerado a maior personalidade política do município. 
Esta é a lista de prefeitos de Mogeiro

Itabaiana Hoje

1 comentário em “Parabéns Mogeiro: 56 anos de Emancipação Política.”

Não é possível comentar.