Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Os corruptos não teriam uma aparência violenta, porém seus crimes fizeram adoecer milhares de pessoas e têm grande impacto na sociedade., diz Barroso

Forte desabafo de ministro coloca em evidência perigo no ‘caso Lula’

Luís Roberto Barroso publicou um artigo que foi divulgado pelo jornal ‘Folha de São Paulo’.
O ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF), fez um forte desabafo em um artigo escrito juntamente com Rogerio Schietti, ministro do Tribunal Superior de Justiça (STJ). Barroso mostrou-se um defensor de prisões após condenação em segunda instância, colocando evidência para crimes de corrupção cometidos pelos chamados ”colarinho branco”.

No artigo, o ministro enfatiza que o Judiciário demora muitos anos para julgar um processo, fazendo com que o acusado ganhe tempo na Justiça, trazendo um custo tanto social, econômico e moral para a sociedade. Barroso falou que o Judiciário se tornou um lugar de ”refúgio” para os acusados, em que sobrevive aquele que tem menos razão.

Nesta última semana, os desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF-4) decidiram por 3 x 0 a condenação do ex-presidente Lula em 12 anos e um mês de cadeia. Após decisão, o Supremo trouxe à tona a discussão de prisões após condenação em segunda instância. Lula corre o risco de ser preso.

 

O ministro Barroso afirmou que o sistema prisional brasileiro estaria ”extremamente disfuncional”, colocando a sociedade em dois pontos derradeiros: a violência e a corrupção. O ministro do Supremo citou que na cadeia há presos em primeiro grau, que foram pegos em flagrante e continuam em regime fechado, o ministro citou isso para defender a prisão em segunda instância, mostrando que para algumas pessoas a Lei é bem mais dura.

Sobre crimes de corrupção, Barroso sinalizou que apenas 1% dos presos do país estão nesta categoria.

Os corruptos não teriam uma aparência violenta, porém seus crimes fizeram adoecer milhares de pessoas e têm grande impacto na sociedade.

História pode mudar
O fato da prisão em segunda instância, mostra, segundo Barroso, que a história do Brasil pode mudar. Aceitar as condenações colocando criminosos na cadeia tiram a imagem de impunidade do Judiciário. O ex-presidente Lula não foi citado no artigo, porém as discussões sobre prisão em segunda instância ganharam os holofotes com a condenação do petista. Lula é acusado de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, réu em diversos processos e chegou a ter sua pena aumentada pelo TRF-4.

Lula foi acusado de ser dono de um imóvel localizado no litoral de São Paulo, em Guarujá. O imóvel é fruto de uma propina recebida em acordo com empreiteira e o petista se beneficiou ilegalmente. A defesa alega que Lula é inocente e estaria sendo um ”perseguido político”, o petista também nega que cometeu qualquer crime.

 

Via: blastingnews

1 comentário em “Os corruptos não teriam uma aparência violenta, porém seus crimes fizeram adoecer milhares de pessoas e têm grande impacto na sociedade., diz Barroso”

Não é possível comentar.