Vavá da Luz mora no casarão do Sítio Senzala comprado por seus ancestrais em 1883, próximo à Pedra do Ingá. O lugar guarda resquícios do período dos engenhos, quando escravas domésticas cuidavam das louças portuguesas na casa grande enquanto outros trabalhavam nas lavouras.
Toda a madeira usada em portas ou janelas é cedro. O que chama a atenção são as vigas inteiras, com cerca de meia tonelada cada, que sustentam toda a construção sem prego ou parafuso. São as linhas feitas do miolo de baraúna.
Num espaço reservado do casarão estão verdadeiras peças de museu, de candeeiros a telefones antigos e até um santo barroco, em madeira, e uma réplica de igreja de Ingá, feita em 1887, no mesmo material. Mas é na cozinha e na copa onde estão louças portuguesas, cristais e pratarias. “Eu não sou muito zeloso, senão estaria tudo brilhando, mas as peças estão aí guardadas. Não vendo”, alertou Vavá da Luz.
A reportagem do Jornal Correio da Paraíba, em companhia arqueólogo e condutor geoturístico da Cariri Expedition, Djair Fialho, e com o apoio da Concessionária J. Carneiro, da Energisa e de Zarinha Centro de Cultura, percorreu os quatro cantos da Paraíba e traz uma série de histórias e informações sobre diferentes aspectos do Estado. Lugares inóspitos, pessoas autênticas, lutas pela preservação do patrimônio e orgulho pelo território. Você poderá viver essas cenas.
Acompanhe as publicações.
E tudo muito preservado,fico encantada quando olho para o telhado,feito por mãos escravas,lindo de se ver a perfeição das madeiras,as antiguidades guardadas com tanto amor. Me sinto muito bem no casarão da senzala,ouvindo as historias contadas por Sr.Vava da Luz,um ser iluminado que irradia alegria!
Eitcha Angela, obrigado de coração, e as portas estão sempre abertas para voce e todos os seus, feliz 2015
Quero pescar,e comer peixe assado na brasa,e ouvir mais sobre o casarão e a senzala (fazenda senzala) adoro tudo isso,me sinto muito,muito bem,mesmo,Fica com Deus! (Suas historias me faz viajar).No tempo,kkkk
Feliz 2015,com muita saùde,prosperidades,realizações,paz, harmonia.
*Tudo està certo da maneira como è .Deus jamais comete injustiça.
(Zibia Gasparetto)
muito interessante vava,parabens por vc manter suas raizes preservada,grande abraço,
Não é possível comentar.