Pular para o conteúdo

HOJE NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, O POETA VAVÁ DA LUZ FALA SOBRE SUA ORIGEM E PRESTA SUA HOMENAGEM

As origens do Dia Internacional da Mulher

 

Se fosse possível fazer uma linha do tempo dos primeiros “dias das mulheres” que surgiram no mundo, ela começaria possivelmente com a grande passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.

Na Rússia, em 1917, milhares de mulheres foram às ruas contra a fome e a guerra; a greve delas foi o pontapé inicial para a revolução russa e também deu origem ao Dia Internacional da Mulher — Foto: Getty Images

Na Rússia, em 1917, milhares de mulheres foram às ruas contra a fome e a guerra; a greve delas foi o pontapé inicial para a revolução russa e também deu origem ao Dia Internacional da Mulher — Foto: Getty Images

Em 1913, as mulheres já protestavam pelo direito de votar nos Estados Unidos; nessa época, eram frequentes os protestos também por melhores condições de trabalho — Foto: Getty Images

Em 1913, as mulheres já protestavam pelo direito de votar nos Estados Unidos; nessa época, eram frequentes os protestos também por melhores condições de trabalho — Foto: Getty Images

Em 1917, houve um marco ainda mais forte daquele que viria a ser o 8 de Março. Naquele dia, um grupo de operárias saiu às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que seria o pontapé inicial da Revolução Russa.

“Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero permanece até hoje. As condições de trabalho ainda são piores para as mulheres”, pontuou Eva Blay.

“Já faz mais de cem anos que isso foi levantado e é bom a gente continuar reclamando, porque os problemas persistem. Historicamente, isso é fundamental.”

Cartaz em Londres dizendo 'O futuro é feminino': mulheres de todo o mundo fazem marchas e protestos por direitos iguais na semana do 8 de Março — Foto: EPA

Cartaz em Londres dizendo ‘O futuro é feminino’: mulheres de todo o mundo fazem marchas e protestos por direitos iguais na semana do 8 de Março — Foto: EPA

No mundo inteiro, a data ainda é comemorada, mas ao longo do tempo ganhou um aspecto “comercial” em muitos lugares.

O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países, como a própria Rússia, onde as vendas nas floriculturas se multiplicam nos dias que antecedem a data, já que homens costumam presentear as mulheres com flores na ocasião.

Na China, as mulheres chegam a ter metade do dia de folga no 8 de Março, conforme é recomendado pelo governo – mas nem todas as empresas seguem essa prática.

Já nos Estados Unidos, o mês de março é um mês histórico de marchas das mulheres.

No Brasil, a data também é marcada por protestos nas principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.

“Certamente, o 8 de Março é um dia de luta, dia para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como os da violência contra a mulher, do feminicídio, do aborto, e da própria diferença salarial”, observou Blay.

Segundo ela, mesmo passadas décadas de protestos das mulheres e de celebração do 8 de Março, a evolução ainda foi muito pequena.

“Acho que o que evoluiu é que hoje a gente consegue falar sobre os problemas. Antes, se escondia isso. Tudo ficava entre quatro paredes. Antes, esses problemas eram mais aceitos, hoje não.

Já da cidade de Ingá do Bacamarte na Paraiba, o poeta Vavá da luz homenageia  as mulheres dizendo assim :

-A mulher é a mais límpida estre que conheço

Na vastidão do  mundo iluminado

Minhas preces a ela eu ofereço

Num eco do meu peito amargurado

Brilha a estrela do céu mais que a da terra ?

Não ! a mulher em si, encerra

Os dois olhos são estrelas que consomem

Pois se a estrela do céu aclara o mundo

A da terra tem brilho mais fecundo

Que aclara o triste coração do Homem !

vavadaluz

1 comentário em “HOJE NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, O POETA VAVÁ DA LUZ FALA SOBRE SUA ORIGEM E PRESTA SUA HOMENAGEM”

  1. As mulheres se modernizaram e obtiveram muitas conquistas econômicas, políticas, sociais e trabalhadoras, dentre elas a independência que começa com o direito de escolher, por livre vontade, uma decisão que só a ela diz respeito, com quem se relacionar. As mulheres são guerreiras, fortes e determinadas. Abrigam uma árdua tarefa: são profissionais, cuidam da casa, da educação e encaminhamento dos filhos, das questões sociais, concorrem para a construção do patrimônio familiar, que é o templo sagrado onde cada ser humano aprende no amor a seus pais e irmãos, o mais nobre dos sentimentos humanos que é o amor a natureza e a seus semelhantes. Parabéns hoje a todas as mulheres, nesse dia especial, felicidades sempre.

Não é possível comentar.