Jornal Folha de São Paulo volta atrás e diz que errou ao não considerar que informação sobre vacinas vencidas poderia ser erro no sistema
Jornal Folha de São Paulo volta atrás e diz que errou ao não afirmar que notícia sobre vacinas vencidas poderia ser erros no sistema
O jornal Folha de São Paulo reconheceu que errou ao afirmar que as doses estariam vencidas e que poderiam ter sido injetadas em cerca de 26 mil pessoas pelo Brasil. Na verdade o que houve foi um erro de digitação no Sistema Nacional de Imunização (SNI). As vacinas foram aplicadas, em sua maioria, dentro do prazo de validade, ainda em fevereiro ou março.
Segundo o jornal, o erro foi em não ter alertado para que a falha também pudesse ocorrer no sistema de regulação e controle das doses, do Ministério da Saúde.
“Reportagem da Folha sobre vacinas vencidas errou ao não deixar claro, em sua primeira versão, que os registros de 26 mil doses aplicadas fora do prazo de validade poderiam decorrer de erros do sistema do Ministério da Saúde. Assim, o título original publicado no site (“Milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra a Covid; veja se você é um deles”) foi alterado para uma formulação mais precisa: “Registros indicam que milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra a Covid; veja se você é um deles”. Na edição impressa, o título publicado já contemplava a mudança realizada nas plataformas digitais. Alterações da mesma natureza foram feitas no texto e nos infográficos da reportagem”, reconheceu o jornal.
Após a divulgação da matéria, várias Secretarias de Saúde pelo Nrasil emitiram notas de esclarecimentos negando a informação da Folha de São Paulo, uma vez que as doses são verificadas pelas gerências regionais de saúde, pelos setores municipais de imunização e também são controladas pelo próprio Ministério da Saúde.
Blog do Jordan Bezerra | COVID-19/VAVADALUZ
Adorei! Parabéns pelo conteúdo.
Não é possível comentar.