Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O SEGREDO DA MAÇONARIA: Conheça a história de uma das mais antigas sociedades nas terras paraiba

O SEGREDO DA MAÇONARIA: Conheça a história de uma das mais antigas sociedades nas terras paraiba

 

5bd8db48 58b3 442a 8926 3ae437d84206 - O SEGREDO DA MAÇONARIA: Conheça a história de uma das mais antigas sociedades nas terras paraibanas

A maçonaria tem uma história muito antiga no Brasil. Tendo chegado ao país antes mesmo da independência nacional. Muitos nomes importantes no Brasil foram membros ilustres da maçonaria como o imperador Dom Pedro I, o patrono da independência, José Bonifácio, e outros grandes nomes da política nacional como o atual vice-presidente, Hamilton Mourão. Além da política, a maçonaria também possui grandes representantes nas artes como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e o humorista paraibano, Nairon Barreto, que é mais famoso pelo seu personagem Zé Lezinho.

Na Paraíba, a data da chegada da maçonaria oficialmente é tema de discussão. Com uma forte presença de holandeses e ingleses que eram maçons, acredita-se que os mesmos tenham realizado reuniões no estado, mas nada que tenha deixado registros para a posteridade sobre a presença de membros do Grande Oriente da Inglaterra ou da Holanda de forma organizada em terras paraibanas. De forma oficial, o que se sabe é que a chegada da maçonaria no Brasil se deu com a chegada do Grande Oriente do Brasil ao estado. Com esta chegada foram sendo fundadas importantes lojas que marcaram a história da maçonaria no território paraibano.

Divisão

Por volta de 1927, o Grande Oriente do Brasil viveu um cisma no estado da Paraíba encabeçado pela Loja Branca Dias e do qual participou a Loja Regeneração Campinense. Deste movimento que nasceu a Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba que contava com a presença da própria Branca Dias como loja n°1, a Regeneração Campinense e a recém-fundada Loja Padre Azevêdo. Em 1936, a loja Regeneração do Norte que havia se negado a deixar o Brande Oriente do Brasil inicialmente uniu-se a Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba.

Por volta da década de 1970, a Paraíba participou de um novo movimento de cisão que acontecia no Grande Oriente do Brasil, este nacional. Através da Fundação dos Grandes Orientes Independentes em diversos estados surgiu a Conferência Maçônica do Brasil e a Paraíba também possuindo um Grande Oriente Independente. A partir deste momento a Paraíba passa então a possuir as três grandes potências [entidades] maçônicas que existem até hoje no estado.

Segredos

Muitos questionam o que seria a maçonaria e quais seriam os segredos que haveriam na maçonaria. Os maçons defendem que a maçonaria não passa de uma sociedade de homens que buscam crescer enquanto indivíduos através do convívio e do estudo. Mas também reiteram que não há nenhum grande segredo envolvendo a maçonaria, como muitos suspeitam, apenas assuntos internos de reuniões que cabem aos membros das lojas, que não sejam tornados públicos por tratarem-se exatamente de temas de cunho interno. Para eles estas dúvidas tem origem apenas no desconhecimento que muitos possuem em relação a maçonaria e suas ações e a vergonha de buscar conhecimento junto a fontes confiáveis ligadas a sociedade.

Publicado por: Anderson Costa /vavadaluz

1 comentário em “O SEGREDO DA MAÇONARIA: Conheça a história de uma das mais antigas sociedades nas terras paraiba”

Não é possível comentar.