Nova pesquisa foi divulgada pelo instituto nesta quinta-feira; rejeição do petista é de 52% já o candidato do PSL é rejeitado por 44% dos eleitores

Bolsonaro tem 12 pontos de vantagem em relação a Haddad, de acordo com a pesquisa Datafolha para presidente
iG Arte

Bolsonaro tem 12 pontos de vantagem em relação a Haddad, de acordo com a pesquisa Datafolha para presidente

Foi divulgada na noite desta quinta-feira (25) nova pesquisa Datafolha para presidente. O candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 56% dos votos válidos, enquanto Fernando Haddad (PT) soma 44%.

Esta é a  terceira pesquisa Datafolha para presidente  realizada neste segundo turno e os números captados pelo novo levantamento indicam distância menor entre os dois candidatos do que a verificada no estudo anterior, divulgado no último dia 18. Naquela pesquisa, Bolsonaro aparecia com 59%, contra 41% de Haddad.

A proporção de 56% a 44% a favor do candidato do PSL se refere aos votos válidos, o que exclui os brancos e nulos e reproduz o mesmo cálculo feito pela Justiça Eleitoral para definir o resultado final de uma votação. Nos votos totais, Bolsonaro tem 48%, enquanto Haddad soma 38%. Brancos e nulos somam 8% e outros 6% não souberam responder.

O instituto levantou, também, a rejeição dos candidatos. Acompanhe, abaixo, o que responderam os entrevistados sobre Jair Bolsonaro :

Votaria com certeza – 46%
Talvez votasse – 9%
Não votaria de jeito nenhum – 44%
Não sabe – 2%

E as marcas do presidenciável Fernando Haddad :

Votaria com certeza – 37%
Talvez votasse – 9%
Não votaria de jeito nenhum – 52%
Não sabe – 2%

Outra das questões apresentadas foi sobre a firmeza do eleitor quanto ao voto. Veja os números referentes a Bolsonaro:

Está totalmente decidido a votar em… – 94%
Seu voto ainda pode mudar – 6%

Agora, sobre Haddad:

Está totalmente decidido a votar em… – 91%
Seu voto ainda pode mudar – 9%

 

A última pergunta visou a averiguar se os eleitores conhecem os números de seus candidatos na urna eletrônica. Em ambos os casos, a porcentagem de conhecimento é alta. Veja a de Bolsonaro:

Menções corretas – 94%
Não sabe o número do candidato – 5%
Menções incorretas – 1%

E a de Fernando Haddad:

Menções corretas – 93%
Não sabe o número do candidato – 6%
Menções incorretas – 1%

 

A pesquisa Datafolha para presidente foi contratada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo, e ouviu 9173 eleitores em 341 municípios entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25). O registro no TSE é BR-05743/2018. O nível de confiança do levantamento é de 95%.