Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

39 deputados votam pelo arquivamento do processo contra Michel Temer

39 deputados votam pelo arquivamento do processo contra Michel Temer

Maioria da CCJ votou pela não continuidade do processo no Supremo Tribunal Federal. A decisão final segue para o plenário da Câmara

Presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco, o relator da denúncia contra Michel Temer, Bonifácio de Andrada, e o advogado Eduardo Carnelós
Wilson Dias/Agência Brasil – 10.10.17

Presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco, o relator da denúncia contra Michel Temer, Bonifácio de Andrada, e o advogado Eduardo Carnelós

39 deputados da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania ( CCJ ) votaram a favor do  relatório do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), contrário a autorizar o Supremo Tribunal Federal (STF) a processar o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral). Foram 26 votos contra. Agora a decisão segue para votação do plenário da Casa, que decide se o processo será de fato engavetado ou não. De acordo com o presidente da câmara, Rodrigo Maia, a nova votação deve acontecer no próximo dia 25.

O parecer do relator,  deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), foi apresentado no último dia 10, sendo favorável pela não autorização da abertura de processo contra Michel Temer e os dois ministros. O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) defendeu o relator. “Nós estamos vivendo agora os capítulos finais de um teatro do absurdo, com a tentativa do ex-procurador-geral [da República, Rodrigo Janot] de depor o presidente da República, por ter nomeado um desafeto seu para o cargo”, disse.

Já o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) argumentou que a denúncia tem fundamento. “Precisamos ver o que está na denúncia, porque há provas de vários atos, não apenas relativos à primeira denúncia, como se falou, mas com relação a novos crimes”, discursou.

Vários partidos orientaram que seus deputados votassem a favor do relatório: PMDB, PP, PSD, PR, DEM, PRB, PTB, SD, PSC e Pros, enquanto PT, PSB, PDT, Pode, PCdoB, PPS, PHS, Rede e Psol foram contrários. PSDB e PV liberaram suas bancadas, para que votem como quiserem.

Para que o documento fosse aprovado, eram necessários os votos de no mínimo 34 deputados, metade mais um dos membros da CCJ.

A denúncia

Temer, Padilha e Moreira Franco são acusados de atuar em organização criminosa junto a outros integrantes do chamado “quadrilhão do PMDB na Câmara”.

Também foram denunciados por esse crime os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o ex-assessor da Presidência Rodrigo Rocha Loures.

Nessa segunda denúncia contra Michel Temer, o presidente também é acusado de praticar crime de tentativa de obstrução à Justiça ao lado do empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F. A acusação se refere ao episódio de suposta tentativa de compra do silêncio do lobista Lúcio Funaro.

*com informações da Agência Câmara e da Ansa

Fonte: Último Segundo – iG /vavadaluz

3 comentários em “39 deputados votam pelo arquivamento do processo contra Michel Temer”

  1. Odailson Chaves Monteiro

    Intervenção militar, já! Vivemos em um pais de desordem e atraso, as frases da bandeira não se reafimam. 95% dos parlamentares são bandidos, precisamos de renovação, na verdade, esse é um problema de natureza, diz um dito que o ladrão de descobre na ocasião. Homens honestos e sérios levam isso para o tumulo. Só Deus segura esse pais, mas como o próprio Deus exerce seu juizo temporalmente pelos homens, que os militares intervenham porque até a justiça arrefece diante de sua responsabilidade.

Não é possível comentar.