Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PF passa quatro horas no gabinete do irmão de Geddel na Câmara, apreende malas e fecha Gabinete

PF passa quatro horas no gabinete do irmão de Geddel na Câmara, apreende malas e fecha Gabinete

Pedida pela Procuradoria-Geral da República, operação apura relação do deputado Lúcio Vieira Lima com os R$ 51 milhões apreendidos em Salvador

Irmão de Geddel Vieira Lima, o deputado Lúcio (BA) foi o indicado do PMDB para a comissão do impeachment
Lúcio Bernardo Junior/ Câmara dos Deputados – 24.04.13

Irmão de Geddel Vieira Lima, o deputado Lúcio (BA) foi o indicado do PMDB para a comissão do impeachment

Agentes da Polícia Federal passaram na manhã desta segunda-feira (16) mais de quatro horas no gabinete do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, no prédio da Câmara dos Deputados, em Brasília. Eles chegaram em três viaturas. De acordo servidores do Congresso que viram a PF deixar o prédio por volta das 10h45 da manhã, os agentes levavam malas e malotes com material apreendido.

A ação ocorre a pedido da Procuradoria-Geral da República e as buscas ocorrem como parte da investigação ligada aos R$ 51 milhões encontrados pelas autoridades num bunker em Salvador ligado a  Geddel Vieira Lima .

O ex-ministro, que foi preso em julho após a PF fazer a maior apreensão de dinheiro em espécie da história, cumpre prisão domiciliar depois de conseguir um habeas corpus.

O imóvel em que o dinheiro foi encontrado teria sido emprestado a Lúcio e era usado por Geddel . Em setembro, por haver indícios do envolvimento do deputado, que tem foro privilegiado, as investigações foram remetidas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Dinheiro encontrado em
Divulgação/Polícia Federal

Dinheiro encontrado em “bunker” em Salvador foi relacionado ao ex-ministro Geddel Vieira Lima

De acordo com a decisão do juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, “não se pode excluir de plano a participação de Lúcio Vieira Lima no ilícito de lavagem de dinheiro”.

Além do gabinete do deputado, também há buscas na residência de Lúcio em Brasília e no prédio em que ele e o irmão têm apartamentos em Salvador .

Preso, em casa, e sem tornozeleira

O peemedebista cumpre, atualmente, prisão domiciliar no apartamento da família na Barra, outro bairro nobre de Salvador. Como o estado da Bahia não dispõe de tornozeleira eletrônica, o ex-ministro cumpre a pena sem o equipamento de monitoramento.

Com cabelo raspado, ex-ministro Geddel Vieira Lima se emocionou durante audiência de custódia
Reprodução/Justiça Federal do DF

Com cabelo raspado, ex-ministro Geddel Vieira Lima se emocionou durante audiência de custódia

Geddel ocupou a Secretaria de Governo da Presidência da República no ano passado, logo após a posse de Michel Temer. Ele deixou o cargo após ser acusado de pressionar o então ministro da Cultura, Marcelo Calero, a liberar uma obra de seu interesse em Salvador.

Calero disse, em novembro do ano passado, que foi “pressionado” em diversas ocasiões para que o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) liberasse a construção de um empreendimento imobiliário nos arredores de uma área tombada na capital baiana. O então articulador político de Temer , Geddel Vieira Lima, tem um apartamento comprado no mencionado prédio.

 

* Com informações da Agência Ansa e Agência Brasil.

 

1 comentário em “PF passa quatro horas no gabinete do irmão de Geddel na Câmara, apreende malas e fecha Gabinete”

Não é possível comentar.