Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

OLHA A LISTA DOS QUE VÃO ACOMPANHAR SERGIO CABRAL ATRÁS DAS GRADES

  • por
Sérgio Cabral é conduzido por agentes da Polícia Federal após ser preso em seu apartamento no Leblon, no Rio (Foto: Reprodução/GloboNews)Sérgio Cabral é conduzido por agentes da Polícia Federal após ser preso em seu apartamento no Leblon, no Rio (Foto: Reprodução/GloboNews)

A Polícia Federal (PF) prendeu no início da manhã desta quinta-feira (17), na Operação Calicute, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, suspeito de ter cobrado propina de empreiteiras durante o período em que comandou o Palácio da Guanabara.

Além de Cabral, a Justiça Federal expediu oito mandados de prisão preventiva (sem prazo determinado), dois mandados de prisão temporária (com prazo de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco) e 14 de condução coercitiva (quando o suspeito é obrigado a ir prestar depoimento).

Veja abaixo quem são os principais alvos da Operação Calicute:

Sérgio Cabral (Gnews) (Foto: Reprodução GloboNews)O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (Gnews) (Foto: Reprodução GloboNews)

Sérgio Cabral – o peemedebista comandou o estado do Rio de Janeiro durante sete anos (2007-2014). Jornalista de formação, Cabral ingressou na política no início dos anos 80, como militante da Juventude do PMDB. Ao longo da carreira política, além de governador, ele foi deputado estadual e senador. Foi preso preventivamente.

Adriana Ancelmo Cabral, mulher do ex-governador do RJ Sérgio Cabral (Foto: Paulo Botelho/Governo do Rio de Janeiro)Adriana Ancelmo Cabral, mulher do ex-governador do RJ Sérgio Cabral (Foto: Paulo Botelho/Governo do Rio de Janeiro)

Adriana Ancelmo – advogada, é casada com Sérgio Cabral. Foi alvo de condução coercitiva.

Wilson Carlos, ex-secretário de Governo de Sérgio Cabral (Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo/Arquivo)Wilson Carlos, ex-secretário de Governo de Sérgio Cabral (Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo/Arquivo)

Wilson Carlos  Cordeiro Carvalho – ex-secretário de governo da gestão de Cabral no comando do Rio. Ele também foi assessor financeiro do ex-governador na campanha à reeleição, em 2010. Já havia sido citado na 16ª fase da Lava Jato por ter pedido a empresa Techint recursos à campanha de Cabral em retribuição a uma suposta ajuda do então governador na obtenção de contratos da empresa junto à Petrobras. Alvo de prisão preventiva.

Hudson Braga, ex-secretário de obras do governo de Sérgio Cabral no RJ (Foto: Fernanda Almeida/Governo do Rio de Janeiro)Hudson Braga, ex-secretário de obras do governo de Sérgio Cabral no RJ (Foto: Fernanda Almeida/Governo do Rio de Janeiro)

Hudson Braga – ex-secretário de obras de Sérgio Cabral. De acordo com o jornal “Extra”, era homem de confiança do atual governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. Ele foi um dos coordenadores da campanha de Pezão ao governo, em 2014. Segundo o “Extra”, ele é réu na Justiça Federal por improbidade administrativa, acusado de cometer irregularidades na contratação de empresas, após a tragédia que matou mais de 900 pessoas na Região Serrana e outras centenas de desaparecidos, em 2011. Também é alvo de prisão preventiva. Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia sido preso.

Carlos Emanuel de Carvalho Miranda – sócio de Cabral na empresa SCF Comunicação, criada pelo ex-governador em 2003, quando ele era senador. De acordo com o jornal “O Globo”, foi consultor de orçamento na Assembleia Legislativa quando Cabral presidiu a Casa. Ainda segundo o jornal, foi preso preventivamente por supostamente ter sido o emissário de recebimento de propina no esquema de corrupção.

Wagner Jordão Garcia – ex-assessor de Sérgio Cabral. Foi preso preventivamente nesta quinta.

Luiz Carlos Bezerra – alvo de mandado de prisão preventiva

José Orlando Rabelo – alvo de mandado de prisão preventiva

Luiz Paulo Reis – alvo de mandado de prisão preventiva

Paulo Fernando Magalhães Pinto – alvo de mandado de prisão temporária

Alex Sardinha da Veiga – alvo de mandado de prisão temporária

 

G1/VAVADALUZ

3 comentários em “OLHA A LISTA DOS QUE VÃO ACOMPANHAR SERGIO CABRAL ATRÁS DAS GRADES”

  1. A Polícia Federal prendeu, nessa quinta-feira (17), o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do PMDB. Ele é suspeito de comandar uma organização criminosa que recebeu mais de R$ 220 milhões em propinas.

Não é possível comentar.