Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

UM VICE, VITAL ! (por Monsenhor Jaelson)

Um vice, Vital!

A escolha de Aron de mais um jovem para compor a chapa que levará à prefeitura seu substituto é fruto de uma mente analítica e criteriosa que sabe por experiência própria que a nova política não se faz com velhos paradigmas.
Me faz recordar o versículo bíblico do grande mestre que preconiza vinhos novos para odres novos.
A política do iminente amanhã se faz com a capacitação teórica e prática no tempo que se chama hoje e com potenciais resolutivos para enfrentamento dos desafios do porvir.
Nesta perspectiva a escolha de Vital para candidato à vice prefeito junto com Marlon, foi também uma consequência lógica de um discernimento que olha para as prerrogativas e acredita na juventude como força dinâmica de ação neste mundo tecnológico onde a informática é um instrumento imprescindível e decisivo para implantação de projetos nas diversas frentes das demandas municipais.
Com trajetória de vida análoga à de Marlon, Vital também vem de famílias devotadas ao trabalho onde ele logo cedo se inseriu no comércio local, trabalhando como atendente na loja de construção que seus pais tinham em sociedade no bairro Santo Antônio.
Aliás, permito-me aqui inserir o exemplo de seus avós paternos que hoje na pessoa de Vânia, sua tia, mantém o mais antigo estabelecimento comercial em funcionamento e a completar exatos 60 anos, a Casa Andrade ou simplesmente a loja de dona Violeta e sr. Zezito. Um referencial familiar de trabalho que não se pode desconsiderar. Sem jamais esquecer o legado da família materna que começa com o segundo prefeito de Itatuba e primeiro por eleição: Francisco Ernesto de Andrade (Bacamarte), tio bisavô de Vital, passando por dona Ermita, Joãozinho e Salete, que nas gerações sucessivas imprimiram o carisma de empreendedores.
Na formação acadêmica concluiu o curso superior de edificações na Facisa e, ainda este ano, se formaria em engenharia civil pela Universidade Maurício de Nassau, formatura adiada para o próximo semestre em virtude da pandemia da covid 19.
Na primeira gestão de Aron foi convidado a trabalhar como secretário adjunto de administração, função que continuou exercendo no segundo mandato, posto que o fez conhecer cada funcionário e serventuário do município. Cuidando do setor de recursos humanos, assegurava por determinação do prefeito o calendário de pagamento rigorosamente em dia e a comunicação interna com os demais setores da administração municipal.
Seu bom desempenho nos trabalhos da prefeitura, sua discrição, lealdade e natural alinhamento à gestão despertou o olhar avaliativo do prefeito que vendo esse potencial o convidou, sem nenhum pedido ou indicação de terceiros, para compor no certame das eleições municipais.
Na família, Vital também tem referenciais no campo político entre as quais eu destacaria seu tio Jackson que foi também vice-prefeito e presidente da câmara municipal de ITATUBA cuja atuação foi marcada pela correção, com contas aprovadas e sem nenhum tipo de irregularidade ou litígio, tornando o que deveria ser ordinário como fato extraordinário na história legislativa local dado ser muito raro tal desempenho.
Trabalho, formação acadêmica, trato direto e constante com os servidores e experiência na equipe de governo municipal são meios pelos quais se propicia uma real qualificação.
No seu discurso ele confessou que foi a primeira vez que pegou num microfone para falar ao público e se saiu muito bem pois não estava simplesmente à expor teorias mas compartilhar experiências neste prisma de colaboração concreta com a gestão. Discreto e desenvolto sempre deu conta do seu trabalho, sem alardes mas com prontidão e excelência.
Vital dará sua colaboração na gestão, como sempre fez, e agora, ainda mais, como vice poderá ampliar o alcance do seu potencial à serviço dos itatubenses.
O vice é Vital!

1 comentário em “UM VICE, VITAL ! (por Monsenhor Jaelson)”

Não é possível comentar.