Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ZE RAMALHO NA PEDRA DE INGÁ (Jornal Correio desta sexta-feira 11 de setembro)

 ZERAMALHO
Zé Ramalho na Pedra do Ingá Em noites de lua cheia, a Pedra do Ingá, o maiorsítio arqueológico de arte rupestre da América Latina, é um profundo mistério adormecido. Seus caracteres parecem emitir sons sonsos, roucos e loucos: um eterno “decifra-me ou devoro-te”; desafiando arqueólogos.

A Pedra do Ingá (dista apenas 87 km da Capital Paraibana) é, sem dúvida,
o grande enigma da arqueologia préhistórica brasileira. Vários estudiosos,como Eric von Däniken, Leon Clerot, Gabriela Martin, Cyrus Gordon, Francisco Faria, Luiz Galdino, Gabriel Baraldi, Marcel Homet e Vanderley de Brito escreveram sobre as Itacoatiaras do Ingá – mas sem nenhuma conclusão à repeito dos misteriosos sinais gravados na Pedra.
A arte rupestre de Ingá é uma pedra no meio do caminho dos pré historiadores.Relendo “A Pedra de Ingá: Itacoatiaras na Paraíba” (5ª edição) do historiador Vanderley de Brito, da Sociedade Paraibana de Arqueologia (SPA),encontro um registro interessantíssimo assim mesmo, nos uperlativo absoluto): Vanderley, salienta a presença dos músicos Zé Ramalho e Lula Cortez na Pedra de Ingá do Bacamarte.“Em 1974, diz Vanderley de Brito, a
Pedra do Ingá foi registrada no disco vinil “Paêbirú”, dos músicos Lula Cortez
e Zé Ramalho. O disco, um clássico psicodélico do pós-tropicalismo que, além de acústicos destacam-se músicas como: “Nas paredes da pedra encantada”, “Pedra templo animal” e “Trilhas de Sumé”, todas dedicadas à Pedra do Ingá.
Em termos de teoria arqueológica, o disco é expoente pioneiro de uma
corrente mística sobre as inscrições do Ingá (…) Bem ao estilo de Zé
Ramalho,
“Paêbirú”, é onde a mitologia sertaneja (fantástica) se funde com a
arqueologia.”De fato, o fantástico continua alimentando o folclore da Pedra do
Ingá. Lenda e realidade andam de mãos dadas, desafiando a ciência
arqueológica. Palmarí H. de LucenaFilologismo antidemocráticoZé Ramalho na Pedra do Ingá[email protected]í H. de Lucena. Da União Brasileira de Escritores
Carlos Alberto Azevedo .Antropólogo e membro do IHGP

1 comentário em “ZE RAMALHO NA PEDRA DE INGÁ (Jornal Correio desta sexta-feira 11 de setembro)”

Não é possível comentar.