Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

VEJA MATERIA E EXCELENTE VIDEO DA ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO FEITO PELO INGA TV E COMENTADO POR VAVA DA LUZ

Faço aqui alguns comentários haja vista ter presenciado um espetáculo digno da dramaturgia brasileira, com atores, coadjuvantes e figurantes dentro de um profissionalismo sensacional.

 

A bem da verdade é que quando sem a mínima cerimônia, meio a rua, recebi um convite verbal do amigo  Ismael para fazer a cobertura da encenação da Paixão de Cristo la no Buritão/Carlão, e como tinha uma reunião de Loja no mesmo horário, não dei muita importância pois sabia que o meu amigo Sergio do Blog Ingá cidadão sem a menor duvida faria tal cobertura além do magnifico trabalho que vem fazendo  o  Profissional Patrício do IngaTv , sempre presente aos nossos eventos. 

Além do  mais pensava eu encontrar uma turma de amadores saltando, gritando e querendo aparecer para um publico restrito.

Engano meu, em la chegando encontrei um Ginásio superlotado, um publico extremamente atencioso e participativo, educadíssimo, compenetrado nas cenas que desde a  excelente narração do Ismael aos mínimos detalhes das passagens, foram quase perfeitas, não o sendo totalmente por falta de recursos maiores como iluminação, som, cenário etc.. mas o elenco, o elenco em si tem minha nota 10.

Tudo perfeito, pensei em dar um murro em Judas quando passou bem perto de mim, me arrumei pra participar do bacanal de Herodes, quis entrar para bater em um daqueles soldados que Chicoteavam Cristo covardemente, ri, chorei, enfim, os atores conseguiram que eu absorvesse o espetáculo.

Fiquei matutando na hora o porquê do nosso amado Padre Zé, ex vigário de nossa paroquia não quis batizar o filho do Picolezeiro de Herodes, ele tinha toda razão.

O bandido do Herodes só tinha de bom as putas, mas ironizou com aquela voz de macho chola quando uma das quengas lhes disse que Cristo pregava que os Homens deviam ” amar-se uns aos outros como ele nos tinha amado” e ele rebateu : Amar-se uns aos outros ? e porque não amar a mulher dos outros.

Fiquei matutando quantos cornos já não existia naquela época.

E foram muitas as reflexões, rapaz! quando eu ví o POVO pedir pra soltar o LADRÂO e prender e crucificar Cristo, eu matutei mais uma vez: Essa Peça teatral não pode ser vista por políticos, ou por outra, desde aqueles tempos que os políticos eram favorecidos.

E as vezes eu ainda critico algumas almas sebosa da terrinha, que nada a sebozeira vem de longe

A puta sacanagem de PEDRO que negou Jesus três vezes, e a Trairagem de JUDAS que vendeu Jesus por 30 moedas, foram interpretadas por seu atores numa realidade fora dos padrões, seus interpretes souberam com muita precisão e profissionalismo levar ao publico presente cenas de pura emoção.

O Santo sudário, o calvário, a via Crucis,o Horto das Oliveiras , esse aí me  fez lembrar outra coisa, mas deixa pra lá, tudo foi interpretado com tons do mais extremo profissionalismo

Portanto, de tudo, só tenho uma critica construtiva a fazer , mas só o farei pessoalmente ao amigo Ismael, a quem desde já parabenizo e agradeço a lembrança do convite prometendo enquanto por aqui eu estiver não perder mais um espetáculo de tamanha grandeza que deverá, sem duvidas, integrar o calendário Turistico da cidade 

 

Boa Pascoa

vavadaluz

3 comentários em “VEJA MATERIA E EXCELENTE VIDEO DA ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO FEITO PELO INGA TV E COMENTADO POR VAVA DA LUZ”

  1. senhor vava a sua colocação sobre os personagens e senários, me deixou mais ainda emocionado , quando vossa senhoria fala que deu vontade de da um murro em judas e nos soldados . agradeço a vossa senhoria por traçar essa apresentação de uma forma mais emocionante com sua sã sabedoria que DEUS POSSA NOS DAR SAUDDE SABEDORIA .OBS VOSSA SENHORIA JÁ FOI CONVIDADO VARIAS VEZES QUEM SABE ANO QUE VEM. RSRSRS

    1. Sempre lembro seu convite, mas na minha idade evitar fortes emoções e cansaço faz parte do meu dia a dia. Vamos incluir essa representação no calendário turístico de nossa terrinha e amadureça a ideia de faze-la ao ar livre tendo as itacoatiaras como cenário. seria o segundo maior teatro ao ar livre do Nordeste

Não é possível comentar.