Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Secretário Vavá da Luz sempre antenado com eventos relacionados ao turismo busca desenvolver o patrimônio histórico de Ingá‏

O secretário municipal de turismo de Ingá, Walter Mário Goes da Luz, tem colocado a serviço do desenvolvimento do turismo municipal toda sua versatilidade e poder de articulação junto aos órgãos e autoridades.Imagem inline 1

retorno do São João na Pedra Lavrada
Retorno do São João na Pedra Lavrada

Desde a sua posse na secretaria, Vavá tem demonstrado esforço e dedicação ao lado de seu assistente, Dennis Mota, não só no sentido de preservação da famosa Pedra Lavrada, mas também colocar em prática projetos de transformação do parque das Itacoatiaras, para que possa oferecer condições de exploração turística sustentável contando com uma estrutura digna da importância que o monumento representa dentro da arqueologia mundial.

Dentro do que lhe compete a nível municipal, Vavá com o apoio do prefeito Manoel da Lenha, já tem feito sua parte, melhorando a estrutura do prédio como limpeza da área, pintura, banheiros, iluminação, placas sinalizadoras, organização e climatização do museu, telefonia, internet, instalação da secretaria ao lado do museu no próprio prédio das Itacoatiaras, divulgação e sua eterna cobrança das autoridades para que os projetos saiam do papel, no que ensejou na na criação de uma comissão do governo do Estado para estudar, projetar e viabilizar investimentos no Sítio Arqueológico das Itacoatiaras. Com seu trabalho em sintonia com as demais secretarias, Vavá conseguiu multiplicar o número de visitantes, sobretudo de escolas, alunos, professores e estudiosos, além de revitalizar o São João da Pedra Lavrada.

vava 2

Vavá sabe que a indústria do turismo traz divisas ao município, porém a gestão municipal não pode ultrapassar este patamar que já foi alcançado, uma vez que esbarra na falta de recursos e também no impedimento legal tendo em vista o tombamento por parte Iphan. E, diante disto, tem procurado estar sempre antenado com os eventos relacionados a área de turismo, não deixando escapar oportunidades de se informar, divulgar e inserir o Ingá dentro cenário turístico regional e internacional. O secretário tem incentivado também o prefeito Lenha a participar dos eventos, a exemplo do que ocorreu recentemente no município do Conde, ao lado de 19 prefeitos da região.

E dentro deste calendário de eventos que procura se inteirar e participar, o secretário recebeu novo convite para participação no Workshop sobre Desenvolvimento Territorial e a Gestão Pública no Século XXI.

O convite é extensivo às demais secretarias e para melhorar desempenho gerencial, vale a pena atuar em parceria com SEBRAE. Embora enfrente barreiras e dificuldades de toda ordem o secretário tem lutado para alavancar o potencial turístico da Pedra Lavrada e consequentemente o desenvolvimento do município. Seu sonho maior é conseguir implementar o projeto de instalação do Parque Arqueológico das Itacoatiaras, nos moldes do Vale dos Dinossauros em Souza. Para tanto, é preciso o apoio da comunidade, imprensa, políticos e autoridades, pois essa luta é de interesse do município e deve estar acima das disputas políticas, mesquinharias e interesses menores. Avante !

Inga Cidadao

1 comentário em “Secretário Vavá da Luz sempre antenado com eventos relacionados ao turismo busca desenvolver o patrimônio histórico de Ingá‏”

Não é possível comentar.