Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PREFEITOS DE INGÁ E ITATUBA PREPARAM MUNICIPALIZAÇÃO DO TRANSITO


​Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (25), coordenada pela Juíza de Direito da Comarca de Ingá, Dra. Alessandra Varandas, ficaram definidos os primeiros passos para a concretização da municipalização do trânsito nos municípios de Ingá e Itatuba.Imagem inline 1

Durante a reunião foi feita uma explanação sobre o tema, a cargo do consultor Ilo Jorge, especialista em trânsito, que abordou os aspectos legais, os primeiros passos da parte burocrática e estrutura necessária, as vantagens, as parcerias com o DENATRAN, DETRAN e demais órgãos envolvidos,  os recursos e atividades como sinalização, fiscalização e educação para o trânsito.

Aron Renê afirmou que já vem realizando estudos com relação à municipalização em Itatuba desde dezembro de 2014, inclusive com o consultor Ilo Jorge. Dr. Felipe Garcia, procurado do município de Itatuba também participou da reunião. Dra. Alessandra elogiou a iniciativa de Itatuba e incentivou o prefeito Manoel da Lenha a fazer o mesmo.

REUNIÃO JUSTIÇA PREFEITOS

Manoel da Lenha declarou que uma das primeiras medidas tomadas após sua posse foi no sentido de organizar o trânsito da cidade, principalmente na área central, onde foi feito um girador que praticamente acabou com os pequenos acidentes, além das sinalizações verticais e horizontais implantadas como faixas de pedestres, áreas de estacionamento proibido e redutores de velocidade, porém não detém o poder de fiscalização, e que agora, com os conhecimentos dos caminhos legais para a municipalização do trânsito irá tomar as medidas necessárias neste sentido.

Os prefeitos de Riachão do Bacamarte, Sr. Gil, e de Serra Redonda, Manoel Marcelo, não demonstraram interesse na municipalização e não compareceram a reunião aprazada.

Dra. Alessandra Varandas destacou o aspecto legal levantado pelo consultor que fala na obrigatoriedade da municipalização em lei publicada desde 1998, sendo que irá notificar os prefeitos das demais cidades que compõem a Comarca, caso não tome medidas sobre a municipalização do trânsito, tendo a possibilidade de responsabilização legal.

O Consultor informou que o Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro onde a municipalização do trânsito está implantada em maior número de municípios, graças as ações do Ministério Público e Justiça. Seu trabalho de consultoria tem se concentrado no Estado de Pernambuco, no entanto destacou duas cidades na Paraíba onde a municipalização do trânsito já foi implantada, Alhandra e Pitimbu.

O cuidado com o trânsito além de organizar a cidade melhorando a qualidade de vida dos munícipes, cadastra os operadores do transporte público, salva vidas, evita acidentes graves e consequentemente gastos posteriores com saúde e recuperação de vítimas.

Próxima reunião sobre o assunto ficou agendada para o dia 28 de abril de 2015. Já no dia 02 de março será realizada a segunda reunião sobre segurança pública, que envolve também o trânsito, em especial o uso das motos, na qual será feita uma avaliação das atividades já realizadas e planejamento de ações conjuntas vindouras.

IngaCidadão

2 comentários em “PREFEITOS DE INGÁ E ITATUBA PREPARAM MUNICIPALIZAÇÃO DO TRANSITO”

  1. muito bom,depois da municipalização a cidade vai ficar muito mais organizade,e até diminui um pouco das acidadentes,,e sem falar das multas que vem depois or mau estacionamento,falta de capacete ,ja aconteceu isso aqui na minha cidade,mas agora ta tudo organizado,,,

  2. Aron, esta fazendo um excelente trabalho em Itatuba, sendo assim, deveria dar aulas ao “prefeito desentendido” de Inga.

Não é possível comentar.