Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PARABÉNS INGÁ PELOS TEUS 174 ANOS, VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA

Município de Ingá
Pedra do Ingá

Pedra do Ingá

Bandeira de Ingá
Brasão desconhecido
Bandeira Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 3 de novembro
Fundação 3 de novembro de 1840 (174 anos)
Gentílico ingaense
Prefeito(a) Manoel Batista Chaves Filho (Manoel da Lenha) (PSD)
(2013–2016)
Localização
Localização de Ingá
Localização de Ingá na Paraíba
Ingá está localizado em: Brasil

Ingá

Localização de Ingá no Brasil

07° 16′ 04″ S 35° 36′ 46″ O
Unidade federativa  Paraíba
Mesorregião Agreste Paraibano IBGE/20081
Microrregião Itabaiana IBGE/20081
Região metropolitana Campina Grande/Itabaiana
Municípios limítrofes Norte: Juarez Távora e Serra Redonda;
Sul: Itatuba e Fagundes;
Leste: Mogeiro;
Oeste: Riachão do Bacamarte eCampina Grande2
Distância até acapital 95 6 km
Características geográficas
Área 287,969 km² 3
População 18 234 hab. (PB: 39º) –  estimativa populacional – IBGE/20114
Densidade 63,32 hab./km²
Altitude 163 m
Clima semiárido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,565 baixo PNUD/20005
PIB R$ 68 189,815 mil (PB: 44º) – IBGE/20086
PIB per capita R$ 3 651,00 IBGE/20086
Página oficial

A denominação Ingá, segundo alguns historiadores, originou-se do tupi-guarani, e significa cheio d’água. Sua formação administrativa começa com a criação do distrito denominado Vila do Imperador, pela lei provincial nº 2 e depois, é elevada a vila com mesmo nome pela lei provincial nº 6 de 3 de novembro de 1840. Pela lei provincial nº 3, de23 de maio de 1846, a Vila do Imperador passou a denominar-se Ingá. No ano de 1900, o município foi extinto e restaurado em 1904, por meio da lei nº 225 de 19 de novembro.

A comarca de Ingá foi criada em 10 de abril de 1940.

Muito embora nas escolas do Município aprende-se que a denominação “Ingá” dada a cidade foi em virtude de existirem às margens do rio que viria a ter o mesmo nome, frondosas Ingazeiras que serviam de abrigo e descanso para os famosos TROPEIROS da Borborema e seus animais que ali faziam parada.

O município de Ingá é conhecido por suas itacoatiaras, inscrições rupestres feitas em pedras, provavelmente, pelos indígenas, muito antes dos europeus chegarem ao continente americano. Não se conseguiu ainda decifrar o significado de tais inscrições.

Em Ingá, se encontra aproximadamente a 95,6 km de João Pessoa, são famosas as pedras que relembram a pré-história.

Limita-se com os municípios de Mogeiro, Itatuba, Fagundes, Riachão do Bacamarte, Serra Redonda, Juarez Távora e Campina Grande.

O município está incluído na área geográfica de abrangência dosemiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacionalem 2005.7 Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

inga12 inga11 inga10

7 comentários em “PARABÉNS INGÁ PELOS TEUS 174 ANOS, VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA”

  1. Não poderia deixar de parabenizar este Município no qual tenho raízes plantadas como também ter um parente administrando no presente o seu futuro.

  2. NÃO PODERIA DEIXAR DE PARABENIZAR, MINHA LINDA CIDADE DA QUAL ESTOU LONGE MAIS QUE SINTO MUITA SAUDADES DOS AMIGOS QUE AI DEIXEI…COMO QUERIA ESTA NESSE MES PARA ENTÃO FESTAJAR COM TODOS VCS..

  3. PARABÉNS INGÁ – SALVE SEUS 174 ANOS DE EXISTÊNCIA.
    Como filho de Ingá, do Distrito Pontina. Hoje, na qualidade de Vereador eleito para o período 2013-2016. Venho Parabenizar a todos os filhos(as), amigo(as) que fazem e fizeram parte da construção deste Município.
    É com muito orgulho que deixo minha homenagem a nossa cidade e expresso minha alegria de poder viver e vivenciar tão importante data, que é o Aniversário de 174 anos de existência de nosso Município.
    Obrigado Ingá, por me oportunizar a viver a sua História, obrigado Ingá, por ser a nossa Mãe querida e amada. Como é bom poder está ajudando nossos irmãos Ingaenses em vosso nome. És merecedora de nossa admiração e de nosso eterno respeito.
    Prometo que estarei lhe olhando e contribuindo para lhe ver crescer e desenvolver-se, assim como, saber que seus filhos estão vivenciando novas possibilidade para uma melhoria de suas qualidades de vida. (Vereador Roberto Dimas Campos).

  4. flavio da silva lourenço

    PARABÉNS INGÁ PELOS SEUS 174 ANOS SO ESTOU UM POUCO CONFUSA POR QUE NAO SEI SE O DIA DE FINADO FOI ONTEM OU E HOJE P OR FALTA DE MOVIMENTO FESTIVOS MAS COMO ESTAMOS NUM NOVO TEMPO AS COISAS MUDARAM E AI GALERA JOVEM AONDE A BANDA VAI TOCAR HOJEKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. Flávio, que anda “confusa”, no “novo tempo” não existem gastos absurdos com bandas caras que tocam por duas horas e levam dinheiro suficiente para pagar uma folha de pessoal. No momento de crise ( que não é somente no nosso Ingá), tem-se que ter pelo menos bom-senso.

    1. QUER DIZER QUE O NOVO TEMPO COMEÇOU AGORA NE? PORQUE ANTES DE NAO HAVER DIFILCUDADES TINHA BANDA! E AGORA QUE NAO TEM O QUE FAZER ELES SÃO SANTOS! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Não é possível comentar.