Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

INGÁ REIVNIDICA PRÉDIO DA ESTAÇÃO PARA PROJETO TURISTICO

estacao2

Esta matéria foi postada no TRIBUNA DO VALE em 2015 e até hoje nós peregrinamos em busca dessa outorga, solitcimaos mais uma vez de nossas OTORIDADES  o desempenho

 

Ingá reivindica prédio da estação ferroviária para projeto turístico

O Secretário de Turismo de Ingá, Walter Goes, está pleiteando junto ao Departamento Nacional de Transporte a cessão da estação ferroviária de Ingá, atualmente desativada, para receber o Trem das Itacoatiaras, projeto turístico que pretende trazer de volta o trem de passageiros de Campina Grande a Ingá, com fins turísticos.

A estação de Ingá foi inaugurada em 1907 pela Great Western, no trecho Itabaiana-Campina Grande. O ramal de Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de 1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926, a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato, no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos (1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha que ligava o Nordeste Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará ao resto do Brasil. Hoje este ramal está desativado, após ser alugado a um grupo mineiro. O tráfego de passageiros no ramal foi desativado nos anos 1980.

3 comentários em “INGÁ REIVNIDICA PRÉDIO DA ESTAÇÃO PARA PROJETO TURISTICO”

  1. Fico triste em ver um patrimônio cultural desativado. As autoridades constituídas, deveriam valorizar e revitalizar todas as estações, ativando algumas como é o caso de Ingá e tombando outras como museus, para que as gerações futuras pudessem ver.

  2. Parabéns Sr. Walter goes em tomar essa iniciativa tão importante junto ao Departamento Nacional de Transportes. Ingá se encontra em pleno desenvolvimento e cada dia alargando suas fronteiras turísticas. ´E realmente necessário a reativação da estrada férrea.

Não é possível comentar.