Prefeitura realiza o 1º Fórum Comunitário e secretarias se esforçam para alcançar os índices
“EU E MEU MUNICÍPIO CRESCENDO JUNTOS” (TEMA)
Foi realizado no dia 23 de julho de 2014, o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef, no União Cultural Ingaense, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Bem Estar Social, que contou com a participação do prefeito, vice-prefeito, secretários do município, diretores escolares, membros do Conselho Tutelar, presidentes de associações, estudantes, alunos do SCFV, e demais representantes dos segmentos da sociedade civil organizada.
O evento foi aberto pelo prefeito Manoel da Lenha, seguido pela Assistente Social, Magna e pelo Secretário Alex Vilas Boas, articulador do Selo no município, tendo como coordenadora a Assistente Social Ane Giselli Ferreira de Araújo, que realiza o acompanhamento dos índices coletados nas demais secretarias envolvidas com a criança o adolescente. A presidente do CMDCA (Conselho Municipal de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente), Valdineide Gomes, também participa diretamente do termo de adesão e construção das condições de trabalho na luta pelo Selo.
Os oradores falaram da importância da conquista do Selo da Unicef e os esforços que cada secretaria deverá realizar para melhorar os indicadores sociais.
O Fórum foi realizado em dois turnos. Pela manhã, após desfazer a mesa representativa, houve a apresentação da orquestra de violões e Grupo de Dança do Quilombola de Pedra D’agua, Pérola Negra.
Em seguida, os alunos do SCFV explicaram à plateia o que é e como funciona o Selo da Unicef. Foi iniciado os debates com representantes das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência e Bem Estar Social falando a respeito da situação atual dos indicadores sociais e as metas a serem alcançadas.
Na parte da tarde os participantes foram divididos em grupos de estudos com temas específicos no sentido de aprofundar as discussões e formalizar propostas e sugestões.
O Selo Unicef foi criado em 1999, reconhece e premia gestões municipais do Semiárido nordestino e Amazônia Legal Brasileira que melhoram seus indicadores sociais, sobretudo no no que se refere a queda nos índices de mortalidade infantil, distorção idade-série e acesso ao pré-natal.
ASCOM
Parabéns Vavá pela reportagem, esqueci de falar sobre o curso do guia- mirim dos adolescentes do SCFV que esta sendo realizado nas Itacoatiaras, brilhante idéia, sua é claro.
Não é possível comentar.