Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Escolas públicas de Ingá ganham novo mobiliário, equipamentos de informática e quadra poliesportiva‏

 

A partir de 2011, os entes federados tiveram acesso ao PAR (plano de ações articuladas) que é disponibilizado através de um sistema chamado SIMEC (sistema integrado de monitoramento do ministério da educação), para realizarem um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014). No inicio de 2013 ministério da educação FNDE (fundo nacional de desenvolvimento da educação) achou necessário reabrir o sistema para que os atuais prefeitos reavaliassem todas as ações preenchidas anteriormente,tendo em vista que muitos municípios não haviam tido o interesse  em fazer um minucioso estudo do plano de ações para que através dele pudessem buscar recursos junto ao FNDE para garantir a melhoria da educação no município.No plano de ações preenchido anteriormente não havia tido o cuidado em fazer solicitações que melhorasse a estrutura de nossas escolas e nem tão pouco o interesse em tornar o ambiente mais agradável para o alunado.

Na fase da reestruturação do plano municipal, o prefeito Manoel da Lenha juntamente com a secretaria de educação fizeram questão de acompanhar o diagnostico realizado pela equipe local do PAR como também todo o preenchimento no sistema e envio para posterior analise.

270120147643Dentre as solicitações realizadas no inicio de 2013 pelo prefeito, o FNDE atendeu a solicitação de mobiliário escolar para todas as unidades municipais de ensino em novembro de 2013 liberou 2383 conjuntos aluno, que é dividido em três grupos CJA3, CJA4, CJA6 que é para atender o aluno por estrutura física, criança, jovens e adultos, cujo mobiliário já se encontra no município para serem entregues nas escolas, como também 100 conjuntos professor.

Também foram autorizados pelo FNDE aquisição de ventiladores de paredes no total 110, o município aguarda a disponibilização de Pregão do FNDE para efetuarem a adesão e posterior aquisição dos ventiladores.

Alem desses outros materiais diversos que foram solicitados pela entidade e encontra-se em analise da comissão do ministério da educação, e certamente muito em breve outras novidades virão

Também através do PAR foi solicitada em meados de 2013 a construção de uma quadra poliesportiva no bairro da estação e logo que solicitada a obra foi aprovada e a prefeitura segue dando andamento para iniciar a construção.

Já através da adesão ao Proinfo ( Programa Nacional de Tecnologia Educacional) em 2013 o município fez diversas aquisições, como a contemplação de 08 escolas da zona rural de laptops educacionais para uso dos alunos em aulas em sala de aula.também através do Proinfo foram beneficiadas com sala de recursos multifuncionais três escolas, que até então apenas uma escola no município tinha esse serviço para os alunos.

 Por: Walbenia da Silva Andrade.

Técnica Municipal responsável pelo SIMEC

ASCOM-PMI

1 comentário em “Escolas públicas de Ingá ganham novo mobiliário, equipamentos de informática e quadra poliesportiva‏”

  1. Fico feliz por estar dando certo para a população a gestão Lenha na cidade do Ingá. Tem o mesmo ainda tempo disponível para realizar a melhor ou yma das melhores administrações como gestor Público Municipal. Como se diz, não levando pra casa tem como fazer e acontecer. Espero notícias de melhores notícias de investimentos em sua pasta seu Vavá.

Não é possível comentar.