Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EMATER X BANCO DO NORDESTE X AGRICULTURA FAMILIAR = ENERGIA SOLAR

 




 Convite de Dra. Magna Bacalhau da Emater local e do Sr Vice Prefeito Ingá, Sr. Robério Burity estive no sitio Caldeirão de propriedade  Sr José Cândido onde fui conhecer e inaugurar as instalações do pioneirismo da energia solar em solo Ingaense.

Em lá chegando, fomos recebidos por seu Zé, sua esposa e seu filho Elias, o Gavião das meninas. Todos gente da melhor qualidade que não escondiam a alegria da aquisição.

Presentes lá estiveram os Srs. Geocles  da Emater de Itabaiana, Sandoval do Banco do Nordeste de Alagoa e o filho do nosso amigo Nildo enfermeiro que ora me foge o nome.

Vista e revista as instalações partimos para o banquete comemorativo cujo cardápio tinha Buchada de Bode, Carneiro na Brasa, Capão Guisado, Galinha de Capoeira, Peru e Fava com  ocoto de porco.

Teve cabinha que comeu por hora, quer dizer , passou uma duas horas comendo, outro comeu numa bacia, um mais encabulado comeu num tonel e por aí foi a festança.

 O QUE É O PROGRAMA

O funcionamento é bem simples. O raio solar é transformado em eletricidade quando entra em contato com os painéis fotovoltaicos. A eletricidade produzida é diferente da usada na tomada de casa. É necessário um equipamento chamado inversor. A energia não utilizada é convertida em créditos junto à concessionária, que são abatidos da conta de luz. O uso de créditos de energia foi possível a partir da resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e a revisão 687, em vigor desde o último mês de março. Essa regulamentação permite que cada consumidor vire produtor de energia elétrica e use seus créditos junto a concessionária para abater na sua conta de luz.

“O investimento é quase todo no início, porque a vida útil das placas fotovoltaicas é de 25 anos, com pouca manutenção. Com o acordo, esperamos ter mais geração de energia no campo, trazer produtividade e agregar valor para os pequenos agricultores”

O financiamento de sistema de energia solar no Pronaf vai facilitar o planejamento com o gasto de energia nas propriedades rurais. Com a tecnologia o produtor assume o controle da conta de luz, pois paga uma parcela de financiamento fixa com até 3 anos de carência em um prazo de até de 10 anos. Ou seja, pode economizar nesse período e depois começa a pagar o que deve com juros subsidiados. “Vale a pena. As placas podem produzir energia por 25 anos.

 

vavadaluz

1 comentário em “EMATER X BANCO DO NORDESTE X AGRICULTURA FAMILIAR = ENERGIA SOLAR”

Não é possível comentar.