Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

E ESPIA CUMA FOI A ODIENÇA : Audiência publica das Promotorias de Ingá e Alagoa Grande sobre a cagepa

 

Gentem ! foi deveras proveitosa, interessante, emocionante, aguerrida, discutida, debatida e quase concluída a Audiência Pública promovida pelo Ministério Publico com os Promotores do Meio Ambiente de Ingá e Alagoa Grande nas pessoas de Dra Claudia Cabral Cavalcante e João Benjamin Delgado Neto respectivamente.

Pois é, atendendo a um convite/intimação da Dra Claudia Cabral Cavalcante, guardiã maior do nosso Patrimônio e do nosso bem estar, viajei ontem a Jampa acompanhando de Carrapeta e Carrapicho que são os Vereadores PSBistas e Governistas Nego do Transporte e Alex do Social, com a única e exclusiva finalidade de discutir soluções para o problema de abastecimento d’agua que atualmente aflige os Municípios de Itatuba, Ingá, Juarez e o Distrito de Zumbi.

Presentes os Prefeitos de Juarez Távora, Ingá e Itatuba que são os prejudicados nessa conversinha sem graça toda, além de Vereadores de Ingá. Itatuba e Juarez, e do Vicetário de Ingá Roberio Burity que tá em todas onde o bem comum do povo de Ingá esteja em evidencia.

Do outro lado do Campo estavam o Diretor da AESA – Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, o simpático e didático Dr João Fernandes que sem molhar os pés, por meio de gráficos nos conduziu de Cajazeiras a Israel sempre passando pro RIBA de Acauã pedindo inclusive a CAGEPA que aumente o Racionamento d’água para nós que não temos água.

Seria ridículo se não fosse cômico tal pedido. Adiantou ainda o Dr João, digo o Profeta João, que vai chover, isso ele nos garantiu, agora só não sabe quando,nem aonde, mas que vai chover vai, ele nos garantiu seguindo, acho eu, as previsões de um VIDENTE CEGO.

E representando a Cagepa estavam os doutores Motta e Edson, o primeiro Diretor de Operações e o segundo Regional e falaram o que não sabiam, principalmente o de Operações que ali discutia um problema que não conhecia, pois nem conhece o local, portanto não sabe o que opera e administra, e se torna humanamente impossível o cabinha querer solucionar um problema que desconhece.

Ficou de visitar o local na próxima semana, assim esperamos com esperança.

Boa vontade, ambos tem demais, mas daquele grupo só eu sei os limites que a instituição CAGEPA dá aqueles dois, é o  mínimo, são paus mandados, válvulas de descargas entre a Presidência e os queixosos, os políticos adversários, e por aí vai.

Qualquer solicitação à  Presidência, ela se esquiva como fez agora o Dr Helio Cunha Lima com os Prefeitos de Juarez e de Inga, e mandam falar com uma Diretoria qualquer, isso vem de longe.

O Blogueiro e Secretario de Turismo de Ingá. o enxerido de Vava da Luz, bateu mão do microfone e durante alguns minutos ininterruptos descreveu, com a experiencia de quem conhece o problema por te-lo vivenciado como COORDENADOR da Cagepa e hoje como usuário, tudo o que acontecia nos bastidores daquela empresa, e não foi contestado no que disse.

Apenas o Diretor de Operações o Dr Motta lembrou que Hoje a Cagepa não é mais aquele cabide de emprego de Ontem, que o Dr Edson por exemplo, tratava-se de uma indicação pessoal dele, era um Técnico profissional.

Perguntado pelo Blogueiro então ao Diretor Motta quem o indicou, a resposta foi que foi o Governador, ONTONCE na minha opinião dá no mesmo, com uma agravante, disse ele que é de Patos e se é de Patos e é da famlia MOTTA com um ou dois Tês,  é muita coincidência, não acham ?

 

A Dra Claudia pegou ar e quase passa da calibragem normal, mas foi taxativa em dizer que a CAGEPA Regional não estava falando a mesma língua dela e deu um arroxo tão grande no Dr Edson que se ele não tivesse a ROSCA grossa tinha remoído.

O Dr João Batista Benjamin, de Alagoa Grande, também inflou uma coisinha quando o convidaram para CAÇAR gatos e sr fez entender onde é realmente o seu lugar e sua função. Eu mesmo já sabia.

Achei também pura infantilidade, inexperiência, ou mesmo falta de conhecimento de causa quando os dois Cagepeanos, Diretor e Regional solicitaram do Ministério Publico a presença do Promotor junto com a policia para adentrarem as fazendas que usam os famosos GATOS no sentido de intimida-los e puni-los. Meu netinho de dez anos deu gargalhadas homéricas quando lhe falei sobre isso.

Onde já se viu ? um PROMOTOR DE JUSTIÇA deixar seus afazeres, que são muitos, e sair com um SORDADO DE PULIÇA nas fazendas dizendo aos ladrões de água, aos TEJE PRESO !!! AQUI É A PULIÇA E A JUSTIÇA SEUS MAGOTES DE MUNDIÇAS !!!

 

Um ZERO bem grande para o prefeito ARON da pacata cidade de Itatuba que em sua falação, como bem o diz o poeta Redeiro, argumentou que a CAGEPA não tem culpa alguma pelo que ta acontecendo e sim era culpa da AESA, só faltou culpar o sofrido povo de sua terra pela falta d água. E só culpou a AESA quando seu comandante tinha saído, assim é fácil. Sr Prefeito Aron, se era pra falar aquilo era Mió Calá.

Já o Prefeito de Ingá, Manoel da Lenha, botou lenha e tocou fogo na Cagepa e seu dirigente maior, falou do que vem sofrendo seu povo, e que já tinha gasto mais de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) e ai chorou. Agora ninguém sabe se foi pelo povo ou pelo vinte mil reais, só sei que ele engasgou e eu fiquei com medo pois o Vice Berinho tava mesmo de frente. Brincadeira , até porque Manoel da Lenha antes de chorar elogiou o esforço e trabalho de  Roberio Burity.

 

Quando se pensava tudo resolvido, o Dr Helio, que parecia mais um Engenheiro Nuclear, cientificou que o abastecimento de Ingá e Itatuba estaria praticamente resolvido, mas o de Juarez…

Rapaz ! pra que ele disse isso ? o amigo Nau que já tinha também detonado tudo e todos da CAGEPA, quase que joga os tijolos e sua cerâmica todinhos em cima do Homi, e tudo voltou como era dantes no quartel de Abrantes.

Finalmente a CAGEPA se comprometeu a transportar o flutuante captador d’agua pra mais 400 metros rumo a barragem e com isso o volume d água será captado em proporções maiores, claro, que vai fazer uma varredura nos GATOS pois só assim a agua chega em Juarez com a demanda prevista.

E a Dra Claudia deu um prazo de 08 (oito) para que os responsáveis solucionem o problema.

E eu tô saindo e lembrando de que : SE VOCÊS TIVESSEM ACREDITADO NAS MINHAS BRINCADEIRAS DE DIZER VERDADES, TERIAM OUVIDO MUITAS VERDADES QUE INSISTO EM DIZER BRINCANDO.

 

 

vavadaluz

1 comentário em “E ESPIA CUMA FOI A ODIENÇA : Audiência publica das Promotorias de Ingá e Alagoa Grande sobre a cagepa”

Não é possível comentar.