Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

DE OLHO NA CIDADE : Nós Ingaenses, o que estamos fazendo para combater o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya ?

  • por

mosca

O de olho na cidade de hoje começa lançando um grande desafio ao novo Secretario de Saúde de Ingá, Dr Severino Santiago, o Biu Tió, se bem que o combate é uma tarefa de todos.

As três doenças são adquiridas através da picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou o aedes albopictus. A única forma de evitar as três doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas

Hoje fui abordado por um ex agente de saúde da terrinha que me indagava : Seu Vavá, quanto tempo faz que um agente de saúde não vai na sua casa ? É , porque na minha faz muito tempo mesmo.

E continuou ele, quando exerci essa função, trabalhava dois expedientes que nem doido a visitar casas, logradouros, sítios etc.. Por que mudou ? Perto de minha casa existe um prédio publico com duas caixas d’aguas em cima expostas ao sol e chuva, que é  sem a menor duvida um  criadouro do mosquito.

Bem, que essa pequena/grande matéria não seja encarada como censura, denuncia, ou coisa que o valha, e sim como um alerta, não só para as autoridades competentes como para toda a população, pois como já disse acima, o combate ao mosquito é uma tarefa de todos.

Estou fazendo a minha parte, faça a sua, não deixemos aparecer o primeiro caso, ou seja,não vamos tentar fechar as portas depois de roubados

vavadaluz

SAIBA MAIS

SINTOMAS

A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

Dengue
O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Chikungunya
Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Zika
Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

PERIGOS e COMPLICAÇÕES

Dengue
A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com Dengue.

Chikungunya
A a principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.

Zika
As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré.


TRATAMENTO

Os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. Vá ao posto de saúde se estiver com os sintomas. Evite a automedicação.
Caso a equipe médica detecte a necessidade, o paciente será encaminhado para o Hospital Couto Maia, centro de referência em infectologia na Bahia. O Couto Maia atende apenas casos encaminhados e regulados para a unidade.

3 comentários em “DE OLHO NA CIDADE : Nós Ingaenses, o que estamos fazendo para combater o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya ?”

  1. Vavá , é por isso que estou fazendo meu papel como morador e cidadão ingaense , e espero que os agentes de saúde façam a parte deles . Confio muito no secretário de saúde biu tió que é competente no que faz , hoje podemos dizer que o Ingá , tem um verdadeiro secretário de saúde .

Não é possível comentar.