Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ATENÇÃO INGÁ E SUAS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS ! MUITA ATENÇÃO !

A Barragem do Sitio Cardosos popularmente conhecida como a SUDENE é um bem publico totalmente abandonado pelas OTORIDADES competentes. Em seu balde podemos encontrar árvores nativas gigantes cujas as raízes se aprofundam provocando enormes crateras no seu paredão o que sem sombra de dúvidas levará ao seu rompimento mais cedo ou mais tarde.

E isso acontecendo o INGÀ ficará de luto por muito tempo.

Esse escriba aqui já bateu em diversas portas como Cagepa, Aesa, Infraestrutura estadual, teve órgão que ela não constava nem no mapa.

Logo no principio contei com a apoio do Ministério Publico de Ingá na pessoa de Dra Claudia Cabral que encomendou estudos e encaminhados pela Douta Promotora a AESA que fez ouvido de mercador. 

Como nunca ninguém responsabilizou os responsáveis pela ausência de cerca delimitando, placas indicativas de perigo, o descaso continua solto. Imagine se as famílias das vitimas tivessem entrado na justiça , as providencias seria outra

A bem da verdade é que são 23 ou 24 óbitos com registros que aconteceram na barragem da ASSUDENE como é conhecida pela população Ingaense.

Construída sem nenhum estudo nos anos 70 para abastecimento da população ingaense, dois ou três anos depois foi constatado um alto grau de salinidade tornando-se imprópria para ao consumo humano.

Dai pra cá, já foi palco de muitas aventuras, como um BALNEÁRIO IMAGINÁRIO que trouxe muita alegria e diver$ão para o mentor do projeto. Bares, restaurantes, campo de Futebol, Motel calango, trafico de drogas, sem contar com o sustentáculo de muitos pescadores que ali adentram e arrastam seu ganha pão.

Hoje, o abandono, a falta de preservação, de controle, não permite que os peixes cresçam e aquelas Águas que poderiam servir para criatórios de peixes em cativeiro, uma horta comunitária, e muitas outras coisas relacionadas a água, são predadas pela evaporação natural.

E enquanto o tempo passa e ninguém aproveita seu potencial, o velho açude vai paulatinamente colecionando óbitos, onde o velho açude é mais vítima do que as vitimas que ali perecem. 

Domingo passado, dia de pascoa e de paz, no silencio de suas águas foi encontrado um Cadáver, tratava-se do Sr Sergio Veríssimo da Silva 37 anos que tinha problema com o alcoolismo e vivia uma relação homofóbica com IOIÔ, que vemos na foto o Inga cidadão.

Lembrando que há mais dez anos com a volta dos antigos proprietários, fechou-se o acesso diminuindo significativamente o vandalismo que ali reinava.

A matéria que se segue publicada em fevereiro de 2013 ja mostrava a preopação do Escriba

ESTUDANTES INGAENSES ELABORAM TRABALHO SOBRE BARRAGEM DOS CARDOSOS, POPULAR SUDENE (leia artigo)

Preocupado com o inverno que se aproxima, e o continuo crescimento de arvores em sua barragem, o editor, que mora na boca da agua fez apelos diversos entre Cagepa, Aesa e o Ministério Publico, por ultimo encomendou uma pesquisa/estudo sobre a derrubada ou não das árvores que ali se encontram. Pesquisa que foi feita pelos Jovens Ingaenses Jamylle Valente e Christian Raphael (foto)conforme se segue abaixo :

Analise ambiental do Açude Cardosos em Ingá – PB

 

 

Entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2013, foi feito no Açude Cardosos, localizada na fazenda Senzala no município de Ingá – PB, um estudo ambiental com o intuito de analisar as conseqüências da retirada ou permanências da vegetação no açude..

Observou-sea presença de arvores lenhosa de porte mediano e vários arbustos, os mesmos, devido à localização, não são considerados parte constituinte da mata ciliar. (Remover ou alterar a vegetação das APPs -Áreas de Preservação Permanente- na qual esta inclusa a mata ciliar, é crime ambiental, como consta no 2° Art. da Lei n° 4.771/65 do código florestal).

A vegetação esta presente no talude jusante, na crista e no talude montante do açude, aumentando sua densidade respectivamente.

 

Figura 1 (Foto do Talude Jusante)

 

            Como podemos observar na Figura 1, o talude jusante possui uma vegetação escassa, formada apenas por alguns arbustos e árvores de pequeno porte. Esta vegetação, atualmente não interfere na estrutura física do talude, justamente pelo seu pequeno porte, entretanto é necessário medidas de contenção para que a mesma não venha a se multiplicar e desenvolver, trazendo assim riscos reais a esta estrutura do açude.

 

Figura 2(Foto da crista da Barragem)

 

            Na figura 2 observa-se a crista da barragem, onde a vegetação já possui um porte mediano e é mais densa que no talude jusante.

Figura 3(Foto do Talude Montante)

A figura 3 mostra o talude montante, certamente é nessa área onde ocorrem os principais riscos a estrutura da barragem. Como se sabe o talude montante mantém contato direto com a água represada e a vegetação presente nesta área é densa e de porte mediano. Nota-se, como mostra a figura 4, que a parte radicular da vegetação já esta danificando a estrutura da barragem, tendo em vista que a vegetação presente encontra a situação propicia para se desenvolver, com o passar dos anos e conseqüentemente o desenvolvimento dos espécimes presentes, certamente o problema vira a se agravar de forma progressiva e continua e o risco de infiltração e até mesmo do rompimento da barragem será eminente.

 

Figura 4(Foto da vegetação danificando a estrutura do talude montante)

Por fim, a permanência da vegetação nas áreas citadas pode vir a comprometer a estrutura física do açude.

Em suma, é recomendado com caráter de urgência à retirada da vegetação nos taludes montante e jusante, bem como na crista da barragem e posteriormente fazer os devidos reparos nas áreas afetadas pela vegetação.

 

Christian Raphael D. Mouzinho Soares

Graduando em Agronomia

Jamilly Erlânia Valente de Carvalho

Técnica Ambiental

O que você achou?

1 comentário em “ATENÇÃO INGÁ E SUAS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS ! MUITA ATENÇÃO !”

Não é possível comentar.