Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ACONTECEU NO INGÁ , PITOTA DA LUZ E O ZÉ SATAN DE PERNAMBUCO ( Vale a pena ler de novo)

Contam que nos anos 40, quatro rapazes filhos naturais da cidade de ingá tomaram conhecimento que pras bandas de Pernambuco, precisamente em São Vicente Ferrer, existia um Zé Satan que fechava o corpo do cidadão contra faca,bala,pau, o cão, o cabra ficava com uma carcaça de aço depois que passasse por lá e ainda por cima se tornava um verdadeiro galã para com  a mulherada da redondeza.

Pois bem, esses ditosos rapazes tinham por nome de Pitota Amaral da Luz, Zé dos Cachos, Rênio e Moacir Burity que, sem titubearem, selaram suas pomposas montarias e partiram rumo ao sucesso catimbolítico.

Quatro cavaleiros, quatro cavalos, e 4 litros de aguardente de cabeça nas guardapas  de suas respectivas selas.

Partiram por volta das 5 horas da matina e entre goles e quedas,  por ACASO, chegaram a São Vicente com o OCASO.

O dia morrendo, a noite nascendo, bateram a porta do Zé Satam Pernambucano, onde foram atendidos  por uma irmã de Santo vestida de branco um  turbante sujo .

Seu Zé – disse a irmã recepcionista – ,a rapaziada de Ingá de Bacamarte lá da Paraiba, chegou, o Sr vai atender agora ?

Zé Satan deu um gemido que parecia mais uma Onça acuada, deu um salto que bateu com a cabeça na cumieira da casa e gritou lá de dentro : CHGO JÁ, DEIXA EU DAR DE BEBER A ZÉ PELINTRA QUE EU APAREÇO.

E lá de dentro se ouvia uma modinha que dizia mais ou menos assim : Na ponte da Bahia, o trem virou, quem manda nessa casa é papai Xangô…

Estavam os quatro na salinha apertada com a ansiedade de ver Zé, quando de repente o cabra aparece na sala, dá uma abocanhada no litro de cana que Pitota segurava com todas as forças , emborca na goela pelo gargalho de um gole só, dá um espirro, um salto solto mortal e diz  de olhos fechados :

Eitcha Rapaziada boa!  quer dizer que vocês tão aqui pra fecharem o corpo, pois não ?- Com um leve aceno de cabeça os quatro confirmaram que sim.

Foi quando viram uma coisa quase impossível, Zé Satan ficou numa perna só, fez um redemoinho que não ficou um candeeiro aceso e quando voltaram a acender as lamparinas Zé Satan já parecia outro.

Pronto, tá  todo mundo fechado, disse Zé, e pra comprovar mesmo vou fazer o teste em quem quiser.

Pegou uma garrucha de dois canos e aí não viu mais ninguém, os MENINOS de Ingá já se encontravam com uns quinhentos metros de distancia gritando : Precisa não Mestre, Nós confiamos no senhor!!!.

De onde estavam mesmo , voltaram para o Ingá todos meditando se o Zé Satan tinha fechado o corpo deles mesmo, mas fazer o teste como ? então, foi quando Rênio começou a sentir algumas cólicas estomacais e pediu para que eles aguardassem alguns minutos enquanto ia no mato.

E passou-se 10,20,30,50 minutos um hora, e saíram atrás Rênio quando o encontraram a dizer :

Nós vamos ter que voltar La no Zé Satan, vamos ter que voltar lá

Os amigos perplexos com tamanha loucura de viagem de volta,  perguntaram : Mas voltar lá pra que Rênio ? no que Rênio respondeu : Pra mandar ele abrir pelos menos o CÙ que eu passei mais de uma hora e não saiu nada, tá como ele disse, completamente fechado o corpo todo Oh Pai de Santo bom da Gõta SÔ !.

vavadaluz

1 comentário em “ACONTECEU NO INGÁ , PITOTA DA LUZ E O ZÉ SATAN DE PERNAMBUCO ( Vale a pena ler de novo)”

Não é possível comentar.