Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NOTICIAS DA TERRINHA (por vavadaluz)

 

vavas1Bom dia, boa tarde e boa noite, por meio do seu Jornal Ingacional, Noticias da Terrinha, uma noticia que incomoda e definha, não mata, mas aporrinha, você sua tia e sua sobrinha, é so entrar na minha.

Eu acho que alguns dos meus amados leitores estão lembrados quando aqui e na minha pagina social do face book andei a discutir com alguns renomados historiadores sobre a origem do nome INGÀ, quando eles querem  a todo custo mudar o rumo da história.

Tipo aqueles historiadores que tentam a todo custo aparecer com descobertas pseudo cientificas onde dizem: “Jesus era casado no civil e religioso e tinha quatro filhos” As pirâmides do Egito formam construídas e projetadas por engenheiros e arquitetos brasileiros deficientes visuais, e por aí vai.

Finalmente um mais sensato finalizou o debate dizendo : “Enquanto não se prova ao contrario vamos ficar com o que diz a historia”, que diz justamente que o nome INGA vem de Ingazeiras que existiam  às margens do rio posteriormente denominado Ingá, que serviam de ponto obrigatório de tropeiros para descanso deles e de seus animais.

Pois muito bem, sexta -feira Santa estou eu esbruxelado na minha rede depois de orar, vinhar e deitar, quando me chega o vereador das multidões Vinicius Peixe, vermelho que só um camarão com a cabeça de bacalhao.

Olha aí gentem,!  antes de botar no vereador, gostaria de explicar o porquê de vocês não me vêm  na Igreja Católica Apostólica Romana da qual faço parte.

 O problema que apesar do Padre Severino(Padre BIU, como o chamo carinhosamente) ser um dos maiores pregadores da nossa igreja nos últimos tempos, vem fazendo um trabalho de evangelização nunca visto aqui antes, não me sinto bem quando chego na casa do senhor.

E não me sinto porque mesmo naquele recinto de DEUS, alguns irmãos me olham com ódio estampado no rosto pelo que digo aqui, pelo que critico, pelo que opino, portanto como não aprendi a fingir, ou mesmo na hora dos cumprimentos  outro irmão me evitar como já aconteceu, não vou.

Amo e respeito a Deus, amo o padre Biu e suas pregações ,  e maior prova do que digo é a multidão que o Padre Severino sempre arrasta em sua procissões, como aconteceu durante toda a semana Santa. que Deus o abençoe.

E voltando ao vereador bacalhoado, o mesmo chega irritado, ofegante, chamando os católicos que trabalham ou que de alguma forma tem vínculos com o MATODURO de HEREGES , descrentes, amaldiçoados e patati e patata.

Atônito, perguntei-lhe o que sucedia, quando o mesmo me respostou : Né possível não seu Vavá, o cabinha vai pra missa, acompanha a procissão, reza, se ajoelha, chora e não deixa nem o padre arriar o andor que corre para sacrificar os bois no matadouro desobedecendo assim uma tradição secular da terrinha.

Filhos das Putas, !!! continuou o vereador esbravejante, falei com Padre Severino, que ligou pro Bispo, que ligou para o  Papa, que retornou a ligação pra alguém de ingá e findaram matando os animais após meia noite como acontece de há muito.

Escutei com atenção e fiquei matutando : Como a fé, a tradição, o respeito, vem paulatinamente se esvaindo  de nossos costumes em concordância, claro, com as autoridades constituídas.

Matutei também :`Herege quem não respeita a lei de Deus e Hipócrita quem finge que respeita.

Porque a bem da verdade para  o vereador que já foi MARCHANTE tanto fazia matar o boi meia noite ou na hora da procissão, mas travestido de autoridade representativa, apareceu.

E Marchante é uma profissão necessária por sermos animais carnívoros, mas aqui pra nós e o povo da rua, OH ! profissãozinha desgastante do caralho, o cabinha ganhar dinheiro tendo sacrificar uma vida ou diversas vidas, pense direitinho.

E o mais ridículo, ligaram para marchantes de cidades vizinhas para saber que horas eles iriam sacrificar suas manadas, como se nós Ingaenses fossemos submissos, não tivéssemos determinação própria, Lamentável.

Ontonce eu evito ir a IGREJA pra não ver um cabinha desses que mata boi antes da hora ajoelhado, orando não sei  o que, nem sei pra quem,  olhando para o alto.

Como se já não bastasse, matadouros de cidades vizinhas foram interditados e os carrascos abatem suas vítimas no nosso matadouro como bem querem e entendem, já aconteceu frente a crianças no meio da rua.

Gentem !!! pulo amor de Deus, gentem!!! A maior autoridade nesse assunto, nessa hora, nesse dia,  é a ECLESIÀSTICA gentem ! não precisava ligar, falar com vereador, prefeito, nada, quem resolve nesse caso é o Padre, o Pároco local, pulo amor de Deus , Gentem !

Nesse ítem pode deixar ingá no Velho Tempo, no tempo que se temia a Deus.

E a pergunta é a seguinte : DEVEMOS OU NÃO DEVEMOS MANGTER NOSSOS  COSTUMES E NOSSAS TRADIÇÕES ?

Quando você coloca uma autoridade politica em uma questão dessa e ela dá um parecer contra os interesses da Igreja, ou de uma religião qualquer,  corre o risco de perder centenas de milhares de votos dos seus fiéis.

Por falar em vereador, teve Edil que foi mandado a puta que pariu, e todo mundo viu, ainda bem que ele desistiu e a briguinha tomou doril.

Mas esse é meu Ingá onde se prefere comprar  um carro novo fiado  que uma caixa d’agua a vista.

Ingá onde sua opção politica está acima de sua inteligência, seu valor moral, suas qualidades e ações.

Ingá onde aquele vizinho Chic viu cortar a luz de sua vizinha também Chic e passou religiosamente de hora em hora olhando se a ENERGISA já tinham religado.

E nessa historinha de hora em hora, meia noite, acordou-se sobressaltado pois tinha anoitecido  e ele esquecido de verificar se tinham ou não religado a luz da vizinha.

Ainda sonambulo meteu os pés da cama, tropeçou no tapete, danou a cabeça na parede  quebrando-a em alguns lugares. Moral da Historia : “No Ingá só pra ver a energia da vizinha cortada, o sujeito prefere ter a cabeça quebrada.”

Tivemos aqui na Secretaria de Turismo um feriadão de trabalho desde quinta feira que turistas de todo o mundo nos visitam, destaque para sexta-feira Santa que não esperávamos e bateu recordes.

A bem da verdade não deixa de ser gratificante recebermos  criticas, elogios, congratulações.

Teve uma turista que sempre nos visita e  disse que desde os seis mil anos que descobriram as pedras que ela não via um secretario nas Itacoatiaras e  atendendo grupos.. Gostei da idade da menina.

Ainda em clima Pascal, de parabéns para o grupo organizador da Paixão de Cristo aqui no Ingá, tanto o elenco como a direção do espetáculo merecem aplausos de pé.

Na oportunidade quero parabenizar e agradecer ao meu amigo Ismael Tutelar pelo diversos convites que tem me feito para participar do elenco.

Mas o problema é que fico matutando : Não tenho nenhuma aparência física com JESUS como gostaria de ter o papel. Caifás eu não gostaria de ser pois foi ele o grande julgador de Jesus. Herodes ? nunca !!! Poncio Pilatos ? não sou homem de lavar as mãos e repassar responsabilidades, ONTONCE só me restava JUDAS, obrigado Ismael, mas não vou.

ALMEJANDO QUE TENHMA TODOS UMA SEMANA DE GLORIAS, VOU FICANDO POR AQUI MAS LEMBRANDO QUE;

a)      Posso até não concordar com o que dizes, mas lutarei até o fim pelo direito de dizeres

b)      Se vocês acreditassem nas minhas brincadeiras de dizer verdades, já terima ouvido muita s verdades que insisto em dizer brincando

Inté,

vavadaluz

COMENTE ESTA MATERIA

6 comentários em “NOTICIAS DA TERRINHA (por vavadaluz)”

  1. Faz tempo que as tradições religiosas estão indo de água abaixo. Com isso se aumenta a cada dia a violência entre os jovens. O Pecado Mortal ficou perdido no tempo, agora só nos resta tentarmos viver aqui na terra e não sermos mortos por qualquer um que nem conhece as regras de Deus. principalmente amar ao Pai acima de tudo ao outro como a si mesmo.

  2. E um novo tempo…passado e valores já não importa mas…aqui o interece do próximo e ver vC se lançando pra terem oportunidade de dizerem. Algo falso como ter pena de você na sua frente por trás ri da tua cara

  3. ola meu nome e jameson sou mais um jovem de inga. que estou atualmente em blumenau-sc. e com muita alegria q comunico a felicidade de esxistir esse blog. estou longe mas nao paro de ver a noticias de minha terra amada. estou sempre por dentro. agradeco ao valter mario da luz. do seu conterraneo.. abraçoo

Não é possível comentar.