Atendendo as solicitações da Secretaria Municipal de Saúde, junto com a Vigilância Ambiental, a Secretaria Estadual da Saúde encaminhou para o município de Ingá dois técnicos e um carro fumacê, para conter o avanço do mosquito transmissor da dengue o Aedes aegypti, segundo informação do LIRAa Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti, realizado em janeiro de 2014, o índice de infestação predial chegou a 10,4 classificando assim, o município no grupo de alto risco, segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, esse número coincide justamente ao período de recesso do final do ano e o início das chuvas, aumento assim, o número de potencias criadores do mosquito.
O coordenador da Vigilância Ambiental, Iuri Felix revelou que o carro fumacê permanecerá no município até o dia 25 de fevereiro realizando um total de cinco ciclos na zona urbana da cidade. O trabalho de borrifação foi iniciado nesta última segunda-feira (10) e continuará nos próximos dias, em dois períodos, das 04:00hs as 07:00hs e das 17:00hs as 20:00hs.
Outro aspecto importante, de acordo com as recomendações, é a contribuição da população, como por exemplo, abrir as portas na hora da passagem do carro fumacê, inclusive portas dos quartos e movimentar objetos que possam servir de esconderijo do mosquito, para facilitar a exposição deles ao inseticida.
Outra recomendação é com relação aos alimentos, que devem ser protegidos para evitar que sejam atingidos por partículas do adultecida. Além disso, pede que os pais não deixem as crianças correrem atrás do veículo, como geralmente acontece, para evitar acidentes.
Além disso, alerta a toda população nos cuidados com os reservatórios e recipientes com água presentes nas residências para os cuidados necessários, eliminando todos os que não tiveram utilidades.
QUANDO SE QUER FAZER FAZ ASSIM. PASSAMOS QUATRO ANOS SEM VÊ ESSE CARRO. OS MOSQUITOS BATIA UNS NOS OUTROS CHEGA A POERA SUBIA.ESSA CARRO SÓ FOI VISTO NA GESTÃO DE BURITY E ESTAMOS VENDO ELE NOVAMENTE. QUEM QUER FAZER FAZ ASSIM.
A conscientização da sociedade é muito importante para diminuirmos a quantidade de mosquitos na cidade e reduzir os casos de dengue e parabéns à Secretaria Municipal por esta iniciativa.
Não é possível comentar.