Como você prepara o arroz em casa? Uma xícara do grão para duas de água? Pois saiba que essa maneira está colocando sua saúde em risco
A combinação arroz branco e feijão é um clássico na mesa do brasileiro. Mas estudo recente indica que a maneira que você prepara o grão pode trazer sérios riscos para sua saúde.
Aprendemos com nossos pais e avós a fazer arroz usando uma medida de grão para o dobro de água, certo? Pois é exatamente essa receita que tem se mostrado arriscada, segundo o professor da Universidade de Queens, Andy Meharg, a um programa da rede BBC. De acordo com o especialista, esse modo de cozimento pode liberar arsênio .
Ele descobriu que, depois desse processo, havia vestígios do veneno no alimento. E tal substância é cancerígena e está associada ao diabetes.
De acordo com a reportagem da BBC, o arsênio é um elemento presente no solo e pode contaminar os alimentos. Entretanto, os niveis geralmente são muito baixos e não causam preocupações. Porém, o alerta no caso do cereal existe porque ele é cultivado em área inundada, o que facilitaria a entrada da substância no grão. Segundo o professor, a quantidade de arsênio aqui seria de 10 a 20 vezes maior que em outros cereais.
E para ele, a preocupação deve ser ainda maior com crianças. “Sabemos que os baixos níveis de arsênico podem impactar o desenvolvimento imunológico, o crescimento e o desenvolvimento do QI”, afirma Meharg.
O que fazer, então?
Não é preciso riscar o cereal do cardápio, mas a BBC aponta alguns métodos que tornam o preparo mais saudável. Uma dica simples é deixar o grão de molho na noite anteiror. Com isso, o grão será aberto e o arsênio poderá “escarpar”. Antes de levar à panela, escorra os grãos e enxágue bem com água limpa.
Vale também aumentar a quantidade de água durante o preparo. Coloque cinco porções do líquido para uma de grão e cozinhe até que o cereal fique macio. Não deixe que ele ferva até ficar seco.
Depois de pronto, enxague mais uma vez o arroz com água limpa e quente para se livrar da água do cozimento e, assim, de qualquer resídio de substâncias perigosas. Agora é só preparar o acompanhamento de sua preferência e aproveitar a refeição sem colocar a saúde em risco.
Fonte: Delas – iG /VAVADALUZ
Gostei.
Não é possível comentar.