Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

QUEM DIRIA HEM ? O INOFENSIVO ARROZ : Arroz clássico do dia-a-dia pode representar riscos para saúde

Como você prepara o arroz em casa? Uma xícara do grão para duas de água? Pois saiba que essa maneira está colocando sua saúde em risco

A combinação arroz branco e feijão é um clássico na mesa do brasileiro. Mas estudo recente indica que a maneira que você prepara o grão pode trazer sérios riscos para sua saúde. 

Veneno no arroz? Modo de preparar o alimento pode trazer riscos à saúde
Shutterstock

Veneno no arroz? Modo de preparar o alimento pode trazer riscos à saúde

Aprendemos com nossos pais e avós a fazer arroz usando uma medida de grão para o dobro de água, certo? Pois é exatamente essa receita que tem se mostrado arriscada, segundo o professor da Universidade de Queens, Andy Meharg, a um programa da rede BBC. De acordo com o especialista, esse modo de cozimento pode liberar arsênio . 

Ele descobriu que, depois desse processo, havia vestígios do veneno no alimento. E tal substância é cancerígena e está associada ao diabetes. 

De acordo com a reportagem da BBC, o arsênio é um elemento presente no solo e pode contaminar os alimentos. Entretanto, os niveis geralmente são muito baixos e não causam preocupações. Porém, o alerta no caso do cereal existe porque ele é cultivado em área inundada, o que facilitaria a entrada da substância no grão. Segundo o professor, a quantidade de arsênio aqui seria de 10 a 20 vezes maior que em outros cereais. 

E para ele, a preocupação deve ser ainda maior com crianças. “Sabemos que os baixos níveis de arsênico podem impactar o desenvolvimento imunológico, o crescimento e o desenvolvimento do QI”, afirma Meharg. 

O que fazer, então?

Não é preciso riscar o cereal do cardápio, mas a BBC aponta alguns métodos que tornam o preparo mais saudável. Uma dica simples é deixar o grão de molho na noite anteiror. Com isso, o grão será aberto e o arsênio poderá “escarpar”. Antes de levar à panela, escorra os grãos e enxágue bem com água limpa. 

Vale também aumentar a quantidade de água durante o preparo. Coloque cinco porções do líquido para uma de grão e cozinhe até que o cereal fique macio. Não deixe que ele ferva até ficar seco. 

Depois de pronto, enxague mais uma vez o arroz com água limpa e quente para se livrar da água do cozimento e, assim, de qualquer resídio de substâncias perigosas. Agora é só preparar o acompanhamento de sua preferência e aproveitar a refeição sem colocar a saúde em risco. 

Fonte: Delas – iG /VAVADALUZ

1 comentário em “QUEM DIRIA HEM ? O INOFENSIVO ARROZ : Arroz clássico do dia-a-dia pode representar riscos para saúde”

Não é possível comentar.