Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PERAÍ, VOCÊ SABE O QUE É VAGINISMO ? : Especialista, Dr Marcos Pires, explica o que causa o vaginismo e como tratá-lo

O que é vaginismo?

O que é vaginismo?

O distúrbio que causa dores durante o ato sexual pode atrapalhar a vida de muitos casais e apenas a informação pode ajudar.
É muito provável que você nunca tenha ouvido a palavra vaginismo. Porém, se você sofre com incômodos em regiões íntimas, saiba que não está sozinha.

O vaginismo é caracterizado pela contração involuntária dos músculos ao redor do orifício vaginal, causando dores, incômodos e até a impossibilidade de manter relações sexuais. O mais curioso é que por não possuir uma causa física, está diretamente relacionado ao lado psicológico e por isso, poucas mulheres admitem sofrer com esse distúrbio.
O principal vilão nestes casos, na maioria das vezes, não é o nem o Vaginismo, mas a vergonha e o receio de falar sobre o tema com o parceiro e até mesmo com o ginecologista. É muito comum casais que não expõem este tipo de problema, o que acaba levando a uma crise conjugal com sentimentos como culpa, rejeição, frustração e o pior, o distanciamento do casal.

Estudos afirmam que menos de 30% das pacientes com sintomas do vaginismo se consultam por este problema. Por isso, sua incidência é muito difícil de estimar.

Principais sintomas do vaginismo
Além das dores que surgem de diferentes formas e variam de acordo com cada mulher, os sintomas mais comuns do vaginismo são: .
– Contração involuntária da musculatura da pelve na relação sexual (causa dor e muitas vezes falta de lubrificação)
– Dor durante as relações sexuais (pontadas, queimação, incômodo etc.)
– Dificuldades para manipular a região (durante o banho, no momento da higiene pessoal)
– Baixa autoestima e Ansiedade

Causas do vaginismo
Como esses sintomas são bem particulares e as causas desse mal podem ser psicológicas. Esse distúrbio pode ser considerado multifatorial. A ansiedade, o receio e o medo que surgem pela própria falta de informação e falta de conhecimento sobre o sexo ou o próprio corpo são os principais fatores que causam esses tipos de sintomas. E você pode pensar que esse problema surge depois de um bom tempo, mas a realidade é que ele pode aparece logo na primeira relação sexual, sendo chamado Vaginismo Primário.

Tratamentos e vida com o vaginismo Se você se identificou com esse tema, o primeiro passo é compreender melhor o assunto e consultar o especialista. O ginecologista é o médico mais indicado para sanar dúvidas e diagnosticar esse mal, e com o diagnostico iniciar o tratamento. Apesar de não ter uma cura específica, o vaginismo possui tratamento que com o tempo pode fazer com que esses incômodos sejam quase imperceptíveis e permitam uma vida normal. São diversas modalidades, desde medicamentos à fisioterapia, para que a mulher consiga controlar essas contrações e leve uma vida mais tranquila.
E para prevenir esse distúrbio busque informações sobre o assunto e faça um acompanhamento regular com o especialista, essas são as melhores armas. Mas principalmente, não tenha medo de contar o que sente. Mesmo que seja íntimo, é importante que o conhecimento seja seu parceiro para que esteja preparada para lidar com esse e outros problemas.

Fique de olho!
Na nossa próxima conversa iremos falar sobre a famosa TPM. Comente e sugira temas na nossa Fanpage: www.facebook.com/clinicamarcospires ou envie suas dúvidas e sugestões para clinicamarcospires.com.br/contato. Até a próxima!

 

1 comentário em “PERAÍ, VOCÊ SABE O QUE É VAGINISMO ? : Especialista, Dr Marcos Pires, explica o que causa o vaginismo e como tratá-lo”

Não é possível comentar.