Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Café com óleo de coco é febre entre as famosas e ajuda a emagrecer

Segundo nutricionista, bebida é um excelente termogênico e deve ser ingerida em jejum, antes do treino na academia

Café com óleo de coco é uma das combinações favoritas de diversas famosas e blogueiras fitness. A lista de adeptas conta com nomes como Fernanda Souza e Yasmin Brunet, por exemplo. A bebida é uma aliada e tanto para quem pratica atividade física e quer eliminar alguns quilinhos a mais – ou se manter sequinha. 

 

Café com óleo de coco é uma ótima bebida pré-treino
Pinterest

Café com óleo de coco é uma ótima bebida pré-treino

A mistura de café com óleo de coco tem efeito termogênico e é uma versão do conhecido “bulletproof coffee”, criada pelo norte-americano Dave Asprey. Segundo o empresário, a bebida ajuda na perda de peso e melhora a atenção. 

A receita original leva ainda manteiga, mas segundo a nutricionista Andréa Marim, especializada em nutrição esportiva, esse ingrediente não é necessário. “A manteiga é uma gordura saturada e o café e o óleo de coco já trazem todos os benefícios”, comenta. 

Adeus, gordurinhas

“Gosto bastante de usar o café com o óleo de coco. Ele é termogênico e também estimulante. Esse óleo é uma gordura de cadeia média que não é facilmente absorvida pelo organismo. O corpo usa esse tipo de gordura como energia”, explica Andréa. 

“Além disso, a cafeína é um estimulante que acelera o metabolismo. Com isso, acelera a queima de gordura do corpo e faz emagrecer”, completa. 

Quando tomar

A nutricionista indica ingerir a bebida em jejum, antes da atividade física. “É melhor em jejum porque não terá outro substrato que fornecerá energia. Não terá um carboidrato, como um pão ou outro alimento. Com isso, o corpo vai buscar energia nas gorduras da bebida, do óleo de coco”, detalha Andréa. 

A mistura vai dar mais disposição e, com isso, ajudar a melhorar o desempenho durante os exercícios, fazendo com que mais calorias sejam queimadas e mais gordura seja liquidada. 

O oléo também contribui com uma sensação de saciedade por mais tempo, já que é um alimento de lenta digestão. 

Quantidade ideal

Andréa sugere preparar a mistura com 150 ml de café e uma colher de chá (5ml) de óleo de coco. E ingerir a bebida uma vez ao dia já é o suficiente. 

Quem preferir, pode trocar o café pelo chá verde e obter os mesmos benefícios, com a vantagem de obter uma bebida mais natural  e com ação antioxidante, que ajuda no combate aos radicais livres e o envelhecimento precoce. Nesse caso, prepare o chá, retire do fogo e, aí, misture o óleo de coco. 

A nutricionista alerta para evitar exageros. “O óleo estimula o trânsito intestinal e, em excesso, pode provocar diarreia. E apesar de ser uma gordura boa, em grande quantidade é prejudicial e pode elevar os índices de colesterol”. 

Quem não deve beber esse café

Andrea também fala que não vale a pena adotar a bebida no cardápio se não fizer atividade física regular. Sozinho, esse café não vai emagrecer, pelo contrário, como contém gordura, pode até engordar. 

Também não é indicado para quem quer “crescer”. “Para quem busca ganhar massa muscular não é uma opção interessante. Nesse caso é necessário outro tipo de energia, com uma dieta com mais calorias, com carboidratos e reposição de proteína”, fala Andréa. 

A nutricionista ainda diz que o café com óleo de coco não é recomendado para grávidas, idosos, crianças ou quem tiver algum problema ou sensibilidade em relação a cafeína. 

Fonte: Delas – iG /vavadaluz

1 comentário em “Café com óleo de coco é febre entre as famosas e ajuda a emagrecer”

Não é possível comentar.