Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Síndrome do Intestino Irritável, mas o que é isso? Você sofre disso ?

Também chamada de Cólon Espástico, síndrome que a atriz e apresentadora desenvolveu não é uma doença, mas uma desordem funcional do intestino

Fê Paes Leme afirmou que passou por reeducação alimentar e está praticando ioga contra a Síndrome do Intestino Irritável
Instagram/ Fê Paes Leme/ Reprodução

Fê Paes Leme afirmou que passou por reeducação alimentar e está praticando ioga contra a Síndrome do Intestino Irritável

“2017 começou lindo, mas logo veio uma pequena complicação chamada ‘Síndrome do Intestino Irritável’. Fui ao médico (Gastro), fiz exames, tudo como deve ser. Por conta dessa síndrome, algumas coisas na minha rotina precisaram se transformar. Principalmente na alimentação e também exercícios.”

 

Foi desta forma que a atriz e apresentadora Fernanda Paes Leme anunciou, nesta segunda-feira (6), que desenvolveu a chamada Síndrome do Intestino Irritável . Também chamada de Cólon Espástico, não se trata de uma doença, mas de uma desordem funcional do intestino.

De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), o Cólon Espástico pode causar dor abdominal, estufamento, constipação, diarreia ou até uma alternância dos dois. Pode também haver a presença de muco nas fezes.  Não é raro e costuma atingir mais mulheres do que homens.

Como a síndrome afeta o sistema digestivo, os movimentos do cólon podem ser aumentados, impulsionando o bolo fecal e não permitindo a absorção necessária, causando a diarreia. Entretanto, o inverso também pode ocorrer.

Geralmente, começa na fase da adolescência ou início da vida da vida adulta. Como ainda não tem cura, é necessário controlar os desconfortos com exercícios e uma boa alimentação. A FBG orienta o paciente a anotar e avaliar diariamente quais são os alimentos que causam mais sintomas. É importante também ter uma orientação alimentar personalizada.

Por que acontece?

Ainda não se sabe exatamente o que causa a Síndrome do Intestino Irritável, mas estudos indicam que o intestino dos pacientes parece ter uma sensibilidade aumentada. Estímulos como determinados alimentos, ansiedade e estresse podem influenciar. Especialistas também afirmam que pode haver a Síndrome do Intestino Irritável após um quadro de infecção intestinal.

Refeições volumosas, grandes quantidades de gases no intestino grosso, medicamentos, trigo, centeio, cevada, aveia, cereais, chocolate, leite e derivados, álcool, bebidas que contém cafeína e até o período menstrual podem favorecer a piora dos sintomas.

O diagnóstico é feito a partir do histórico do paciente e exame físico. Determinados medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas. No caso de Fernanda Paes Leme, além de uma reeducação alimentar, foi preciso também iniciar uma nova atividade física: a ioga.

“Vou dividir com vocês tudo aos poucos. O bom é que com a alimentação e disciplina eu já estou ótima e não tive mais dores. É muito importante não deixar passar nenhum sinal estranho do nosso corpo. Eu sentia dores fortes, cólicas e deixava pra lá… até realmente ter uma crise bem séria. Procurem profissionais e se cuidem Sempre! Ah! E eu que achava que não ia curtir, estou amando fazer Ioga”, afirmou a atriz em sua publicação sobre a Síndrome do Intestino Irritável.

 

Fonte: Saúde – iG /VAVADALUZ

1 comentário em “Síndrome do Intestino Irritável, mas o que é isso? Você sofre disso ?”

Não é possível comentar.