Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Hospital Memorial realiza primeira Gastroplastia Endoscópica da Paraíba

Hospital Memorial realiza primeira Gastroplastia Endoscópica da Paraíba

Pacientes agora podem submeter-se a gastroplastia de modo menos invasivo sem a necessidade cortes

Por Hospital Memorial São Francisco

Foi realizada, no dia 18 novembro de 2017, a primeira Gastroplastia Endoscópica da Paraíba. O procedimento, que conta com uma inovadora técnica sem cortes, aconteceu no Hospital Memorial São Francisco pelos cirurgiões endoscopistas Dr. Edigar Targino Junior (PB), Dr. Eduardo Pachu (PB) e Dr. Luiz Gustavo de Quadros (SP).

A gastroplastia endoscópica é uma intervenção no estômago que ocorre sem a realização de nenhum tipo de corte. A partir de um aparelho chamado Apollo Overstich o endoscopista costura o estômago criando um tubo gástrico. O órgão, então, tem seu tamanho diminuído criando uma restrição à quantidade de alimento ingerido.

O procedimento foi realizado em cinco pacientes, entre os dias 18 e 19 de novembro. A partir dessas primeiras cirurgias, o Hospital Memorial São Francisco disponibilizará o procedimento para os pacientes que se enquadram no caso clínico de obesidade.

Sobre a escolha do Hospital Memorial São Francisco para realização do procedimento, o Dr. Edigar Targino Junior destaca que:

“O Hospital Memorial São Francisco é referência em nosso estado em cirurgias de alta complexidade e a realização, de forma pioneira, dessa nova técnica, vem coroar uma nova fase no Hospital Memorial, que está passando por mudanças estruturais de forma a incorporar um serviço voltado para os pacientes obesos. O convite feito pelo Dr. Ítalo Kumamoto foi aceito pela equipe devido à confiança e credibilidade neste projeto, onde os principais beneficiados serão os nossos pacientes. ”

Um dos realizadores da gastroplastia endoscópica no Hospital Memorial São Francisco, Dr. Luiz Gustavo de Quadros, faz parte da equipe que desenvolveu a técnica na Faculdade de Medicina do ABC (São Paulo) e por isso é uma das maiores referências na realização desse tipo de procedimento.

Obesidade no Brasil

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em abril de 2017, apontam que em 10 anos a obesidade cresceu 60% no Brasil. A prevalência da obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros. O excesso de peso também cresceu entre a população. Passou de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016.

A pesquisa ainda aponta que a obesidade é um dos fatores que pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão nos brasileiros. O diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016 e o de hipertensão de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016.

Dados como este comprovam que o Hospital Memorial São Francisco está na vanguarda no atendimento das necessidades da sociedade, pois investe constantemente em tecnologias, capacitações e procedimentos que podem oferecer melhor qualidade de vida aos seus pacientes.

1 comentário em “Hospital Memorial realiza primeira Gastroplastia Endoscópica da Paraíba”

Não é possível comentar.