Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

JUNCO DO SERIDO UM EXEMPLO DE MAÇONARIA : IV Encontro do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA)

IV Encontro do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA)

O GOPB realizou mais uma edição do Encontro do Rito Escocês Antigo e Aceito. Desta feita a execução do evento ficou a cargo da Loja Acácia do Seridó Nº 15, que convidou a todas as Lojas Jurisdicionadas ao GOPB para participarem do IV ENCONTRO DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO (R:.E:.A:.A:.), no Oriente de Junco do Seridó-PB.

Visando o aprofundamento dos conhecimentos e aperfeiçoamento ritualístico, o Encontro também serviu para fortalecer os laços de fraternidade entre os irmãos de nossa potência.

A realização do IV Encontro do Rito Escocês Antigo e Aceito, aconteceu nas dependências do auditório da Escola Cidadã Integral (ECI) Ezequiel Fernandes, sediada naquele município .

TEVE A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO

08h00 – Recepção, credenciamento e entrega de material.
08h30 – Abertura Encontro.
09h00 – Palestra: “Direitos Fundamentais e o REAA”, com o Ir:. Wagner Lopes da Cunha. (CAICÓ-RN)
10h00 – Intervalo.
10h10 – Palestra: “Maçonaria de Fé”, com o Ir:. Benedito Antônio Freire. (JUNCO DO SERIDÓ-PB)
11h10 – Intervalo.
11h20 – Palestra: “Histórico do Rito Escocês” com o Ir:. Antônio Mariano Sobrinho. (CAMALAÚ-PB)
12h20 – Encerramento com o Soberano Grão Mestre Onildo Almeida.
13h00 – Almoço.
Tudo aconteceu no mais justo e perfeito desenrolar, palestrantes se destacando e superando a cada palestra e os irmãos a assistirem com respeito disciplina e ordem.

O soberano Grão Mestre Onildo Almeida também presente foi muito elogiado pela forma de como vem dirigindo o GOPB , distribuindo atenções de forma igualitária as lojas de sua potencia.

Uma mesa farta com lanches e no final um almoço caseiro com um sabor sertanejo não deixando a desejar o  mais aguçado paladar.

Logo após o evento, fomos convidados a conhecer a Loja Acácia do Seridó 15, o que nos deixou a todos encantados, não só pela beleza e conservação, como principalmente pela sua historia que nos foi contada pelo seu Venerável Mestre, o pedreiro em todas as colunas, José Ivanildo Souza, com a complementação dos valorosos irmãos Benedito Antonio e Branco, citando ainda irmão fundadores como Carlito e outros.

Interior da Loja Acácia do Seridó, com o VM José Ivanildo e o segundo Vig Ir Branco

Frente a Loja Acácia do Seridó 15

Momento de descontração no monumento da cidade

O Ir.’. Roberto representando o nosso conselho consultivo do capítulo DeMolay

O irmão Tito representando o nosso V.’. M.’. e nossa Loja na composição da mesa

2 comentários em “JUNCO DO SERIDO UM EXEMPLO DE MAÇONARIA : IV Encontro do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA)”

  1. Parabéns pela reportagem meu valoroso irmão Waltermário. Que sirva de exemplo para nossa cidade onde o preconceito e intolerância contra a sublime Ordem ainda perduram.

  2. Consta num site, ser o Ministro Gilmar Mendes, um maçon ilustre, porém pelas atitudes desse, demonstra ser de um caráter duvidoso, e que dá a sentença de acordo com o julgado. Tratasse esse ministro realmente de um maçon? Ou é apenas uma fake news, caso seja ele um maçon, põe está ordem em descrédito.

Não é possível comentar.