Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ministério da Justiça cria ‘força nacional’ de agentes penitenciários para atuar em presídios

moraes-com-federacao

O Ministério da Justiça anunciou nesta quarta-feira (18) a criação de uma “força nacional” formada por cerca de 100 agentes penitenciários cedidos pelos estados para atuar dentro dos presídios.

Segundo o ministério, o Grupo Nacional de Intervenção Penitenciária atuará em “situações pontuais”, a pedido dos governadores, e será responsável pela “contenção e solução de problemas”.

A criação do grupo ocorre diante da crise nos presídios brasileiros, com uma série de rebeliões e mortes desde as últimas semanas em razão da disputa entre facções.

Somente nos primeiros 15 dias do ano, motins em complexos penitenciários nos estados de Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte resultaram no massacre de mais de 120 pessoas.

“Em reunião na manhã desta quarta-feira (18) com representantes da Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen), o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, anunciou a criação de um Grupo Nacional de Intervenção Penitenciária, que atuará dentro dos presídios em conjunto com os estados”, diz a nota do ministério.

Ainda segundo a pasta, o governo também decidiu criar um curso de capacitação para agentes penitenciários no Departamento Nacional Penitenciário (Depen). O objetivo, informou a assessoria, é estabelecer uma espécie de protocolo único para a atuação nos presídios.

Mais cedo, nesta quarta, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou que o governo prevê, inicialmente, a mobilização de mil militares das Forças Armadas nas operações em presídios. Ele afirmou, também, que esse número poderá aumentar, conforme pedidos de governadores.

G1/vavadaluz

1 comentário em “Ministério da Justiça cria ‘força nacional’ de agentes penitenciários para atuar em presídios”

Não é possível comentar.