Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

UM BATEU NA TRAVE ; Por 3 votos a 2, STF nega pedido de liberdade e mantém presa irmã de Aécio Neves

Andrea Neves está presa desde o último dia 18 de maio; para o Supremo, ela deve continuar presa para não atrapalhar o andamento das investigações

Irmã de Aécio Neves, Andrea Neves, foi presa pela Polícia Federal em Belo Horizonte no último dia 18 de maio
Reprodução/Twitter

Irmã de Aécio Neves, Andrea Neves, foi presa pela Polícia Federal em Belo Horizonte no último dia 18 de maio

 O pedido de liberdade da defesa de Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), foi negado neta terça-feira (13) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Andrea Neves foi presa em Belo Horizonte , por determinação do ministro Edson Fachin, no mês passado, durante uma operação da Polícia Federal deflagrada a partir das delações da JBS.

O colegiado julgou um recurso apresentado pela defesa de Andrea. Por 3 votos a 2, a Turma seguiu o voto divergente do ministro Luís Roberto Barroso, que se manifestou pela manutenção da prisão da irmã de Aécio Neves .

Segundo o ministro, mesmo com a apresentação de denúncia pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Andrea deve continuar presa porque outros fatos supostamente criminosos estão sendo apurados na investigação da JBS, que ainda está em andamento. O entendimento foi acompanhado pelos ministros Rosa Weber e Luiz Fux.  A Turma é composta por cinco ministros.

O relator do pedido de liberdade, ministro Marco Aurélio, e Alexandre de Moraes foram vencidos. De acordo com o relator, a prisão preventiva não pode ser mantida apenas pela suposição da PGR de que Andrea poderia interferir nas investigações. Além disso, o ministro levou em conta que ela é ré primária e não possui antecedentes criminais.

 

Sem contestar o mérito das acusações, a defesa de Andrea pediu, durante o julgamento, a substituição da prisão por medidas cautelares. Segundo os advogados, Andrea já foi denunciada pela PGR, e, por isso, não há necessidade da manutenção da prisão para garantir o andamento das investigações, conforme sustenta a procuradoria.

Investigação

Na investigação que foi aberta no STF, a irmã do senador é acusada de intermediar o pagamento de R$ 2 milhões pelo empresário Joesley Batista, dono da empresa JBS. Em depoimento de delação, o empresário também afirmou que Andrea teria solicitado R$ 40 milhões para a compra de um apartamento.

 

Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Andrea e Frederico de Medeiros devem ser considerados protagonistas nos delitos do senador afastado. “A relação espúria que os une é muito anterior ao episódio mais recente de corrupção, e as provas colhidas demonstram que há um risco concreto de que, caso não sejam mantidos presos, reiterem nas graves condutas delitivas e possam destruir eventuais provas existentes em relação aos fatos ilícitos envolvendo Aécio Neves e ainda não totalmente esclarecidos”.

Fonte: Último Segundo – iG /VAVADALUZ

1 comentário em “UM BATEU NA TRAVE ; Por 3 votos a 2, STF nega pedido de liberdade e mantém presa irmã de Aécio Neves”

Não é possível comentar.