Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MELHORANDO CADA VEZ MAIS : Condenado poderá cumprir pena em casa se não tiver vaga em presídio

stfO Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira uma súmula vinculante determinando que, se não houver vaga suficiente no presídio, o condenado poderá cumprir pena em casa, desde que seja feito monitoramento eletrônico do preso. A corte já havia estabelecido essa tese em um julgamento no mês passado. O caso tem repercussão geral – ou seja, precisa ser aplicado por todos os juízes do país na análise de casos desse tipo. Agora, com a súmula vinculante, não só o Judiciário fica obrigado a cumprir a regra, mas toda a administração pública brasileira.

A norma também estabelece que, se alguém for condenado no regime semiaberto e não houver vaga, a pessoa pode ser transferida para o regime domiciliar. Quando a superlotação for no regime fechado, os presos mais antigos poderão ser transferidos antes para o semiaberto ou o domiciliar, abrindo a vaga aos condenados mais recentes. Essas transferências deverão ser analisadas caso a caso pelos juízes de execução, levando em consideração a periculosidade do detento.

No julgamento de maio, o relator, ministro Gilmar Mendes, declarou no voto que existem hoje 32 mil presos no regime fechado que já poderiam ter sido transferido para o semiaberto, porque já cumpriram o mínimo da pena e também por bom comportamento. No entanto, eles continuam no regime mais severo por falta de vagas no regime semiaberto. Pela decisão do STF, o correto seria mandar essas pessoas para o regime domiciliar – desde que o juiz responsável avalie se a medida não trará prejuízo para a sociedade.

O Globo

1 comentário em “MELHORANDO CADA VEZ MAIS : Condenado poderá cumprir pena em casa se não tiver vaga em presídio”

  1. Tudo faz sentido, pouca policia, muitos cidadãos bandidos, uma lei protetora, fraca, ineficaz, e uma sociedade enclausurada, assaltos a bancos rendendo muito dinheiro, o tráfico de drogas descontrolado, e a impunidade assustadora… isso é Brasil.

Não é possível comentar.