Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Gilmar Mendes suspende nomeação de Lula como ministro da Casa Civil

GILMAR-MENDES-RINDO
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu nesta sexta-feira (17) a nomeação para a Casa Civil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou posse nesta quinta (16). A decisão foi proferida em ação apresentada pelo PSDB e pelo PPS.

Na decisão, o ministro afirma ter visto intenção de Lula em fraudar as investigações sobre ele na Operação Lava Jato. O petista ainda pode recorrer da decisão ao plenário do Supremo.

Além de suspender a nomeação de Lula, Gilmar Mendes também determinou, na mesma decisão, que a investigação do ex-presidente seja mantida com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância judicial.

O ex-presidente Lula tomou posse nesta quinta-feira (17), pouco antes de 10h40, como novo ministro-chefe da Casa Civil em cerimônia no Palácio do Planalto, ao lado da presidente Dilma Rousseff. Cerca de uma hora depois, o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, suspendeu a posse por meio de uma decisão liminar (provisória).
Outras decisões semelhantes, em outras Varas de Justiça, também foram proferidas e cassadas por Tribunais Federais. Com a decisão de Gilmar Mendes, acaba o impasse de decisões divergentes nas instâncias inferiores da Justiça.

Críticas de Gilmar Mendes à nomeação
O ministro Gilmar Mendes já havia criticado duramente na última quarta-feira (16) a nomeação do ex-presidente para a chefia da Casa Civil, afirmando que a iniciativa seria uma fuga do petista da investigação da Lava Jato em Curitiba.

Em meio ao julgamento do recurso da Câmara à decisão do rito de impeachment, o magistrado ressaltou que a nomeação do ex-presidente para o primeiro escalão deixa “muito mal” a Suprema Corte.

Já na quinta, o ministro do Supremo também afirmou que a conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva interceptada pela Operação Lava Jato pode caracterizar crime de responsabilidade, o que poderia embasar um processo de impeachment.

“Se houver avaliação de que se trata de medida para descredenciar a Justiça, obstrução de Justiça certamente está nos tipos de crime de responsabilidade. Pode ter outros dispositivos aplicáveis da legislação penal”, afirmou Mendes.

A fala da presidente foi gravada numa interceptação telefônica autorizada e divulgada nesta quarta-feira pelo juiz Sérgio Moro, dentro das investigações da Lava Jato. Segundo investigadores, o diálogo sugere que a presidente atuou para impedir a prisão de Lula, que é investigado na operação.

Fonte: Mariana OliveiraDa TV Globo, em Brasília

Créditos: Mariana OliveiraDa TV Globo, em Brasília

3 comentários em “Gilmar Mendes suspende nomeação de Lula como ministro da Casa Civil”

  1. É difícil acreditar na Justiça nesse país. Acusar um ex presidente de corrupção e usar do mesmo artifício para incrimina-lo com ligações grampeadas irregularmente e inconstitucional é o cumulo, pior ainda é grampear a presidente kkkk país fulero imagine um cidadão comum. Um Juiz k está nas manifestações contra o governo e ainda o julga com caneta tendenciosa e ainda vai a tv de forma cínica justificar k n influência na sua decisão kkkk Pais de gente burro e otário. O Juiz moro usa toga Verde oliva de general ditador carrasco. Os fins não justifica os meios. A maioria dos juízes tem síndrome de estrelismo e não aceitam k são comandado pela política e políticos gente na maioria analfa como Lula. Usam de sua força para tomarem partido interferindo diretamente nos outros poderes ferindo a constituição. Usam os ignorantes como massa de manobra a mando da Rede Globo com intuitos de colocar os seus para interesse dos grandes. É triste ver Gilmar Mendes não pedir afastamento de julgar sobre o caso pois o mesmo sempre deu declarações contra o governo. Não sou contra as investigações mas como ela está sendo conduzida k é de forma ilícita e vergonhosa. Os Juízes não deveriam viver de holofotes ser popular não condiz com suas funções. O País é maior k todos porém estão o apequenando. Toda investigação deveria ser feita de forma sigilosa para proteger o País mas percebesse interesses e está virando mais dos mesmos. Não votei em Lula nem em Dilma mas as ações da Justiça está levando nosso País a uma guerra Civil. Falta pouco pra acontecer.

  2. É assim amigo,quando a elite se junta ,não tem perdão. Enquanto o PT deu lucro,eles não mexeram , se não conseguirem na justiça, vão apelar para os militares e aí ja viu né. Eles ja fizeram uma vez , tapiaram o povao dizendo que iam fazer o bolo crescer pra depois dividir kkk ,depois que eles quebraram o país aí se reuniram pra tirar os militares, mandaram o povo pra rua pra parecer que o povao foi que os derrubou. Ai no Ingá tem muitos que se beneficiaram naquela época.

Não é possível comentar.