Pular para o conteúdo

A CARA SÃO DE MALVADOS MAS : CCJ aprova parecer que recomenda arquivamento de denúncia contra Temer

Parecer pela rejeição da acusação do MPF pelo crime de corrupção passiva foi aceito na comissão da Câmara por 41 votos a 24; votação vai a Plenário

CCJ retoma discussões sobre denúncia contra Michel Temer às 9h desta quinta-feira
Marcelo Camargo / Agência Brasi

CCJ retoma discussões sobre denúncia contra Michel Temer às 9h desta quinta-feira
 

Os parlamentares da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovaram no início da noite desta quinta-feira (13) o relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) que recomenda o arquivamento da denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o presidente Michel Temer (PMDB) pelo crime de corrupção passiva. A aprovação contou com 41 votos a favor e 24 contra.

Anteriormente, os integrantes da CCJ rejeitaram o relatório que previa a admissibilidade da denúncia contra Temer. Após várias horas de discussão, o parecer elaborado pelo relator Sergio Zveiter (PMDB-RJ) foi rejeitado por 40 votos a 25 – houve ainda uma abstenção.

Independente da decisão da CCJ, o parecer que for aprovado pelo colegiado deve ser ainda analisado pelo plenário da Câmara. Uma vez no plenário, a denúncia precisa ter o apoio de pelo menos 342 votos para ter prosseguimento na Justiça ou para ser interrompida. 

Ainda durante a fase de debates, deputados da oposição já esperavam a derrota e lamentaram o que consideram como “resultado artificial”, em referência às trocas de membros da CCJ que foram feitas pela base governista. Desde que a semana em que a denúncia chegou à Câmara, 25 dos 66 integrantes da comissão foram substituídos.

O relator Zveiter também se manifestou previamente de forma crítica sobre o resultado negativo. Os governistas comemoram e consideram que a decisão de não aceitar a denúncia, que ainda deve ser referendada pelo plenário, pode trazer estabilidade ao país.

A votação ocorreu sob grande expectativa das lideranças. A segurança dos corredores de acesso ao plenário da CCJ foi reforçada. Mesmo com a restrição na entrada de pessoas, o plenário ficou lotado, com vários parlamentares em pé.

Processo

No inquérito o procurador geral da República, Rodrigo Janot , acusa Temer de ter se aproveitado da condição de chefe do Poder Executivo e recebido, por intermédio do seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, “vantagem indevida” de R$ 500 mil. O valor teria sido oferecido pelo empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS , investigado na Operação Lava Jato .

A defesa do presidente Michel Temer argumenta que as provas contidas na denúncia não são concretas e que o presidente não cometeu nenhum ilício. Temer classificou a denúncia de “peça de ficção” e questionou a atuação de Janot.

*Com informações da Agência Brasil

Fonte: Último Segundo – iG /vavadaluz

2 comentários em “A CARA SÃO DE MALVADOS MAS : CCJ aprova parecer que recomenda arquivamento de denúncia contra Temer”

Não é possível comentar.